file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Irecê e Região

América Dourada recebe estrada vicinal asfaltada e ações para agricultura familiar

15 de Julho de 2017

Asfalto na chegada ao distrito de Prevenido, em América Dourada

Foto: detalhe da estrada que dá acesso ao distrito de Prevenido, agora asfaltada (Divulgação/Pedro Morais)

Redação Cultura&Realidade

O município de América Dourada, localizado na região de Irecê, recebeu melhorias na infraestrutura de transporte e investimentos para a agricultura familiar. Em visita à cidade, nesta sexta-feira (14), o governador Rui Costa inaugurou o trecho de 7,1 quilômetros de pavimentação da estrada que liga a Estrada do Feijão (BA-052) ao distrito de Prevenido. Rui ainda autorizou convênio do Bahia Produtiva para beneficiamento de mel e entregou mais de seis mil Certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR) para seis municípios da região.

Com investimento de mais de R$ 1,5 milhão, o governo do estado afirma que a estrada vai beneficiar 46 mil habitantes do município e região, com um tráfego diário de 350 veículos. De acordo com o governador, esta é uma demanda antiga da população. "Aqui é uma região que tem grande potencial de produção, o que aumenta a importância de estradas conservadas para o escoamento de produtos, além de facilitar o dia a dia de quem circula pelo trecho", disse Rui.

Programa Bahia Produtiva - Rui autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar o convênio do Programa Bahia Produtiva com a Associação de Desenvolvimento Rural e Agropecuário de Prevenido, selecionada no edital de apicultura. O investimento de mais de R$ 170 mil vai beneficiar diretamente 30 famílias, com a implantação da unidade de beneficiamento do mel para os produtores.

O representante da associação com sede no distrito de Prevenido, Ivanildo Firmino, explica que a unidade de beneficiamento vai ter um impacto direto na produção. “Vai melhorar a produção e as nossas condições de trabalho, o que acaba por agregar valor aos produtos e gerar mais renda para todas as famílias da associação. A gente fica muito grato porque vai ser um benefício muito grande. Com esse apoio, nossas vidas certamente vão melhorar bastante". 

Com informações da Secom/BA