Foto: equipe do CAA em formação de agentes para atuar em novo projeto de assistência técnica rural (Reprodução)
Redação Cultura&Realidade
O Centro de Assessoria do Assuruá (CAA) realizou nos dias 10 e 11 de julho, no auditório da Codevasf em Irecê, a Oficina de Formação de Agentes Comunitários Rurais (ACR) e Agentes Comunitários de Apicultura (ACA), como primeira atividade do projeto ATER Bahia Produtiva, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
A oficina teve como objetivo capacitar os agentes contratados pelas associações e cooperativas do Território de Irecê, através dos convênios do Projeto Bahia Produtiva, para qualificar o serviço de assessoria comunitária a ser prestado pelos ACA’s e ACR’s aos empreendimentos da agricultura familiar financiados.
Participaram da atividade agentes das comunidades de Prevenido/América Dourada, Salobro/Canarana, Vereda/Central, Mocozeiro e Fazenda Nova/Irecê, Cajueiro/Itaguaçu da Bahia, Rodagem/Lapão e Boa Hora/São Gabriel, além do Chefe do escritório da CAR, Sérgio Varella e equipe do projeto.
Para a coordenadora Zene Vieira, a atividade foi produtiva e com boa participação dos agentes no processo formativo. Segundo Zene, "o foco foi realizar um treinamento com excelência para que a ATER prestada pelo CAA possa contribuir de forma qualitativa para o desempenho das atividades dos agentes no campo", explica.
Atividades previstas - A oficina de formação é uma das quatro atividades que serão executadas pelo CAA no âmbito do projeto que tem duração de três anos. Fazem parte ainda da prestação de serviço neste primeiro ano (julho/17 a julho/18) a realização de Seminários Territoriais, Encontros Comunitários e Visitas Técnicas para 12 empreendimentos. No segundo e terceiro ano outros 12 subprojetos serão incorporados à prestação de serviço.
Dando sequência aos trabalhos, o CAA irá realizar nos dias 20 e 21 de julho o I Seminário Territorial com representantes de beneficiários.
As informações são do CAA