Educação

CETEP-Irecê divulga datas para matrículas. Conheça as modalidades

Cultura&Realidade - 10 de Janeiro de 2020 (atualizado 10/Jan/2020 14h42)

file-2020-01-10143505.329814-Sem_titulo-189eaebd8-33cf-11ea-8fae-f23c917a2cda.jpg

As aulas 2020.1 para todas as modalidades iniciarão dia 10 de fevereiro. -  Foto: Cultura&Realidade

 

O Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê – CETEP, divulgou as datas de matrícula para os cursos técnicos profissionalizantes para o ano letivo de 2020. Os cursos são nas modalidades EPI- Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, PROEJA - Educação Profissional Técnica de nível médio Integrada à Educação de Jovens e Adultos, e PROSUB - Educação Profissional Técnica Subsequente ao Ensino Médio. Conheça abaixo cada modalidade, os cursos liberados, quem pode cursar e como será o processo de matrícula. 

EPI- EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO

Contempla cursos técnicos integrados ao ensino médio, antes com duração de quatro anos, agora duram três e são voltados para quem concluiu o ensino fundamental (9º ano). 

Os cursos técnicos a serem ofertados no turno matutino são de Agropecuária e Nutrição-Dietética. Já no turno vespertino serão os cursos de Administração e Serviços Jurídicos, todos com 35 vagas cada.

Como nesta modalidade o público é menor de 18 anos, os pais ou responsáveis devem estar presentes no ato da matrícula. 

PROEJA - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 

Nesta modalidade foram disponibilizadas 35 vagas para o curso de Agroecologia. Com duração de 2 anos e meio, sendo as aulas no período noturno.

Para participar, o interessado  precisa ter a idade mínima de 18 anos, concluído o Ensino Fundamental ou ter o Ensino Médio incompleto. 

MATRÍCULA

Para as modalidades EPI e PROEJA não haverá seleção ou sorteio eletrônico, basta ir à instituição e fazer a matricula nos dias 24 (sexta) e 27 (segunda) de janeiro, das 7h30 às 17h30 no CETEP (localizado no Km 04, antiga ESAGRI, Bairro Baixão de Sinésia, Irecê-Ba),  ter em mãos o Histórico Escolar ou declaração de escolaridade válida, 2 fotos 3x4, e pasta do aluno; Levar também a cópia e original dos seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil, CPF, comprovante de residência legível com data recente; para o EPI acrescenta o cartão de vacina atualizado.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO – PROSUB (para quem já concluiu o ensino médio)

Os cursos para esta modalidade são Administração, Agropecuária, Análises Clínicas e Edificações. Todos com duração um ano e meio no período noturno. Estão disponíveis 35 vagas para cada curso.

Esta é a única modalidade que os estudantes interessados terão que participar de um Sorteio Eletrônico para conseguir a vaga e matricular-se.

As inscrições para o Sorteio estão abertas no site (CLIQUE AQUI) até o dia 16 de janeiro.

Poderão participar do Sorteio, os alunos que concluíram o Ensino Médio na Rede Pública ou tenham comprovadamente, cursado o ensino médio em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista integral.  

O Sorteio acontecerá no dia 17 de janeiro e o resultado estará disponível no portal da Secretaria da Educação da Bahia no mesmo dia.

Somente os alunos sorteados deverão comparecer ao CETEP, para realizar a matrícula que ocorrerá de 29 a 31 de janeiro, tendo em mãos o Histórico Escolar com conclusão do Ensino Médio, 2 fotos 3x4, e pasta do aluno; Levar também a cópia e original dos seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG), CPF, comprovante de residência legível com data recente.

As aulas 2020.1 para todas as modalidades iniciarão dia 10 de fevereiro.

Da Redação, por Vítor Ferreira.