file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Educação

Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Ifba em Irecê recebe nota 4 em avaliação do MEC

10 de Agosto de 2017

Campus do Ifba em Irecê

Curso de ADS no campus do Ifba em Irecê recebeu boa avaliação do Mec (Reprodução)

Redação Cultura&Realidade

Numa escala em que a nota máxima é 5, a equipe avaliadora do Ministério da Educação (MEC) avaliou com nota 4 o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Câmpus Irecê, do Instituto Federal da Bahia. O curso recebeu a inspeção de Comissão Avaliadora do MEC nos dias 31 de julho e 01 de agosto deste.

São três os eixos avaliados pelo MEC: organização didático-pedagógica (tempo de curso, objetivos, conexão entre a matriz do curso, as competências do egresso e organização da documentação); corpo docente (titulação e experiência, produtividade em pesquisa e extensão, experiência do coordenador, etc.); e infraestrutura física do curso (coordenação, salas de aula, laboratórios, sala de professores, gabinete para professores) e do campus (acervo e acesso à biblioteca, acessibilidade, auditório).

A avaliação foi pautada, além das normativas, nos documentos disponibilizados pela instituição e nos que foram anexados ao sistema e-MEC. A Comissão realizou reuniões com a Direção-Geral, coordenador do curso, professores, Núcleo de Ensino, Comissão Própria de Avaliação (CPA) e estudantes do curso. Gustavo Martins, aluno do 5° semestre, considera o resultado muito positivo, pois, segundo ele "A nota dará maior respaldo ao curso perante o mercado de trabalho. Daqui pra frente o nível do curso será visto pela nota que o MEC atribuiu".

O Coordenador do Curso, professor Rafael Xavier de Oliveira, avalia de forma muito positiva a nota obtida, tendo em vista que o curso de ADS foi o primeiro curso de graduação aberto no campus Irecê. “Podemos dizer que a nota 4 foi uma grande vitória. Vemos que estamos no caminho certo, visto que o conceito 3 era suficiente para o reconhecimento e o conceito 5 torna o curso uma referência na área. Sabemos que somos uma instituição nova e temos muito a evoluir. Mas, com certeza, esse resultado mostra que o Campus está fazendo bem o seu trabalho. O resultado servirá também de parâmetro para os nossos demais cursos de graduação", afirmou. 

Para o Diretor-Geral, professor Robério Batista da Rocha, “A nota 4 reflete o quanto fomos felizes em lutar pela oferta do curso e pelo investimento que realizamos nele”. “Espero que isto nos motive ainda mais para o fortalecimento dos cursos superiores que o campus atualmente oferta, bem como para  a oferta de outros cursos de nível superior. Com as melhorias sugeridas pelo MEC visamos pleitear a nota 5 (máxima). Esperamos que com a nota obtida possamos tornar o curso de ADS do Campus Irecê uma referência regional e futuramente expandir tal referência ao nível estadual, tanto para procura do curso quanto para demanda do profissional no mercado do trabalho (inserção do profissional no mercado)”, conclui o Diretor.

As informações são do Ifba