file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Educação

Em semana de saberes, Cetep contará com a sua estudante destaque na Argentina

João Gonçalves - 17 de Setembro de 2018 (atualizado 17/Set/2018 12h25)

file-2018-09-17112327.378450-cte3e525978-ba85-11e8-be7f-f23c917a2cda.jpg

Cetep/Irecê, frequentemente desenvolve ações que permitem interação entre a comunidade e o universo escolar - Foto: Divulgação

O Centro de Educação Tecnológica e Profissional – Cetep, do Território de Irecê, tem se notabilizado no cenário baiano pelos diversos produtos resultantes dos saberes desenvolvidos pelos seus estudantes e professores. Esta semana será de novas trocas de conhecimentos.

Fruto de diversas atividades formativas da referida comunidade escolar e realizações sociais de instituições parceiras, começa amanhã, 18, e vai até o dia 21, sexta-feira, a VI Semana de Culturas, Ciências e Tecnologias do Cetep.

O evento  englobará a ação “Transformaê”, convocando a comunidade para dentro da escola, projetos estruturantes da Secretaria Estadual de Educação - SEC (6 artísticos e culturais, COM-VIDA/Agenda 21, Saúde na Escola), ações dos diferentes eixos de formação e de todos os treze cursos do Cetep, com experimentos, práticas, exposição, palestras, oficinas, visitas à Caatinga, dentre outros), Escritório Territorial Criativo, COOPCETEP – Cooperativa do Cetep, além do IV Setembro Amarelo e III Semana da Paz.

De acordo com o professor Carlos Ney Oliveira, “a Semana de Culturas, Ciências e Tecnologias do Cetep é um momento de extraordinário significado. Oportunidade em que todos os envolvidos nas diversas formações, instituições parceiras e a comunidade se retroalimentam de conhecimentos e interagem com os estudantes que estão promovendo importantes saberes”.

Programação

A abertura da VI Semana de Culturas, Ciências e Tecnologias do Cetep terá em sua abertura, importante conferência de abertura, uma Mesa Redonda com o tema Uso sustentável da Caatinga: enfoque em ações no território de Irecê, com participação de Marilza Pereira (Índia) do Ipêterras e também Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Irecê. Também na mesa, Juarez Machado, Agrônomo e Pesquisador da Caatinga, Edivaldo Reinaldo, Agrônomo Especialista em Agroecologia da BAHIATER e Francisco Borges, Secretário de Meio Ambiente de Irecê. Em ato contínuo, à Mesa Redonda, a 2ª audiência pública sobre a criação da Unidade de Conservação da Caatinga do CETEP.

A programação completa pode ser acessada na página oficial do Cetep, nas redes sociais.

Resultados que se destacam no cenário estadual e internacional

Dentre os diversos destaques revelados no ambiente formativo do Cetep/Irecê, ressalta-se Érica Messias Paiva, que chegou ao roll das finalistas do Desafio Tecnológico Para a Educação, concurso estadual promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) para estimular alunos da rede pública do estado a desenvolver projetos de ciência e tecnologia, com o intuito de incentivar as habilidades de pesquisa e promover o fortalecimento do ensino e aprendizagem.

O projeto de Érica, intitulado "Campanha Educativa para a Intensificação do Uso Sustentável da Biomassa de Banana Verde", foi premiado junto com os outros nove finalistas durante a 6º Feira de Ciências da Bahia (FECIBA) em 2017. Érica desenvolveu seu projeto localmente com estudantes do Proeja Cozinha, uma modalidade de ensino que busca a integração da educação profissional com a educação básica voltada para jovens e adultos.

Na semana passada, no período de 12 a 14, a estudante Valterluci Amado Felix, 29, que faz o 2° ano do curso técnico em Nutrição e Dietética, esteve representando o Brasil na Argentina, juntamente com sua professora e orientadora Érica Messias Paiva, no XX Encontro Internacional Virtual Educa, ocorrido em Bueno Aires.

Ela apresentou o projeto “Campanha educativa para impulsionar o reuso da água”, desenvolvido com a sua colega Iaciara Gama, 23, que não pôde viajar para participar do evento. Elas estarão juntas esta semana no Cetep, expondo a experiência para seus colegas e visitantes.

Valterluci, durante evento internacional de ciência e tecnologia - Foto: Divulgação