file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Saúde

Fabíola Mansur representa ALBA na Conferência Estadual de Saúde das Mulheres

01 de Agosto de 2017 (atualizado 01/Ago/2017 15h19)

Fabíola em Conferência para a saúde das mulheres

"É muito importante discutir saúde, vulnerabilidade e violência, reunindo governo, entidades e movimentos sociais”, afirma Fabíola (Divulgação)

Redação Cultura&Realidade

A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), representou a Assembleia Legislativa da Bahia, nesta segunda-feira (31), na abertura da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, no Fiesta Bahia Hotel.

A conferência, que pela primeira vez está sendo realizada na Bahia numa iniciativa do Conselho Estadual de Saúde (CES), atende a deliberação do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e tem por objetivo possibilitar a ampliação, a mobilização e o engajamento das mulheres, dos movimentos sociais de mulheres e de parceiras com a agenda de resistência e de lutas na cultura e na política, pela igualdade de gênero e garantia da atenção integral à saúde das mulheres. A conferência contou também com as presenças da presidente do Instituto Assembleia de Carinho, Eleusa Coronel, e o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde da ALBA, José de Arimateia (PRB).

Os debates da conferência serão centrados em quatro eixos temáticos: ‘O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres’; ‘o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres’; Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, e ‘ Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social ‘.

Os eixos temáticos apontam aspectos que devem ser colocados na pauta do controle social do SUS, como as questões do acesso, segurança, gênero, raça, etnia, humanização do parto, práticas complementares e integrativas ao SUS e, principalmente, as relações de trabalho. A programação se estenderá até o dia 2 de agosto, quando serão eleitas as delegadas para a 2ª Conferência Nacional.

Fabíola Mansur em evento que discutir saúde da mulher

Foto: Deputada discutiu saúde da mulher em conferência nacional sobre o tema (Divulgação)

A deputada Fabíola Mansur afirmou que a Bahia está na vanguarda ao promover esse tipo de conferência voltada para a saúde das mulheres. “Neste momento que o país vive vários retrocessos, como, por exemplo, a extinção da Secretaria Especial das Mulheres do Governo Federal, é muito importante discutir saúde, vulnerabilidade e violência, reunindo governo, entidades e movimentos sociais”, disse a parlamentar.

Já a presidente do Instituto Assembleia de Carinho, Eleusa Coronel, elogiou a iniciativa da Secretaria da Saúde de promover um debate específico sobre a saúde das mulheres, focado principalmente na prevenção. “É muito importante também que a mulher esteja psicologicamente saudável para conseguir mudar sua vida para melhor. Esse evento é mais um exemplo de atitude que transforma e viemos participar para adquirir mais conhecimentos sobre o tema”, disse Eleusa Coronel.

As informações são da ascom de Fabíola Mansur