Irecê e Região

Festas e inauguração de obras marcam as comemorações dos 86 anos de emancipação política de Irecê

Cultura&Realidade - 03 de Junho de 2019 (atualizado 03/Jun/2019 17h38)

file-2019-06-03173330.650534-1f4f9439-31c6-4537-bf13-31d5730287e3d97e01d8-863e-11e9-9efe-f23c917a2cda.jpg

Secretário de meio ambiente de Irecê, João Gonçalves, abre o ato solene da inauguração da Praça da Juventude. Foto: Waldson Alves

Na semana em que o município de Irecê celebra os 86 anos de devolução da sua emancipação política e administrativa, 31 de maio, a prefeitura realizou e patrocinou diversos atos para comemorar a data. A emancipação de fato ocorreu em 2 de agosto de 1926, mas em ato político de 1930, o município foi reintegrado a Morro do Chapéu, tendo sua emancipação definitiva em 31 de maio de 1933.

MICARETA E NOVA PRAÇA - Na tarde do último dia 31, a Praça do Feijão e a nova Praça Dr. Mario Sobrinho foram tomadas por centenas de pessoas, de todas as gerações, reforçando o bloco da turma da Terceira Idade, assistida pelo Cras de Irecê, durante a Micareta Cultural, que terminou com a inauguração da requalificação da Praça Dr. Mário Dourado, onde milhares de pessoas acompanharam o prefeito Elmo Vaz, ao lado de vereadores, secretáros, lideranças políticas das comunidades urbanas e rurais e os deputados estaduais Jacó e Fabíola Mansur.

PRAÇA DA JUVENTUDE - No dia seguinte, com grande participação de populares e de Hildebrando Alves e Célia Ramos, pais de Alecsander Alves (Dinho) líder do grupo musical Mamonas Assassinas, que morreu tragicamente em acidente aéreo, o prefeito Elmo Vaz fez a entrega da Praça da Juventude, que leva o nome do artista, uma homenagem bem quista pela comunidade. 

A Praça Alecsander Alves é dotada de diversos equipamentos esportivos e culturais, com espaços para ações sociais voltadas para todas as gerações. A prefeitura incrementou ao projeto, estátuas produzidas pelo artista plástico ireceense Jailson Paiva. 

A Praça da Juventude foi uma conquista do atual secretário de meio ambiente de Irecê, João Gonçalves, quando era dirigente do Partido Verde, em 2009, junto ao então deputado federal Edson Duarte. Licitada pelo prefeito Zé das Virgens, adversários políticos sustaram a execução da obra na justiça e depois a abandonaram quando assumiram o comando da Prefeitura, a partir de janeiro de 2013. A obra foi retomada pelo prefeito Elmo Vaz, que restabeleceu o convênio e investiu mais de R$ 300 mil de recursos próprios do município, para conclusão da obra, que agora está disponível para cumprir o seu papel social.

FEIRA DE SAÚDE - Paralela às inaugurações, a secretaria de saúde realizou importante feira de saúde, que teve início dia 31 e se estendeu por todo o dia 1º e resultou em 2.000 atendimentos, envolvendo cirurgias eletivas e serviços especializados em diversas áreas da Saúde, como ortopedia, cardiologia, pediatria, pneumologia, ginecologia e exames laboratoriais que atenderam pacientes dos PSF’s dos bairros Baixão de Sinésia, Lagoa do Tió e São José, além de outros serviços abertos para toda a população.


ARRASTÃO DO JOTINHA E ENCONTRO DE SANFONEIROS DO IPÊ – Na tarde do dia 1º, ocorreu na Avenida Santos Lopes, com a culminância na nova Praça Dr. Mário Sobrinho, o Arrastão do Jotinha, realizado em parceria com a Prefeitura e a rádio Caraíbas FM. 

Na zona rural, quem optou pelo forró pé de serra, foi para a Roça Permanente do Ipêterras, onde ocorreu o 7º Encontro Ecológico de Sanfoneiros, evento que teve início meio dia e se estendeu até meia noite, onde mais de 10 sanfoneiros se apresentaram, sob a coordenação de Claudinho do Acordeon.

Da redação