Irecê e Região

Jussara divulga diariamente escala de profissionais de saúde no Hospital e PSFs: "não falta médico", diz secretária

Cultura&Realidade - 18 de Outubro de 2019

file-2019-10-18173653.043732-saude_jussra04b87b6c-f1e7-11e9-a0d9-f23c917a2cda.jpg

Profissionais de saúde fazem atendimento no domicílio, na sede e nas comunidades rurais - Foto: Ascom/PMJ

A Prefeitura de Jussara, através da Secretaria de Saúde, desenvolve uma comunicação junto à população que tem favorecido aos usuários do sistema dos serviços de saúde. Diariamente é divulgada a escala dos profissionais de saúde no Hospital Municipal e nas Unidades Básicas de Saúde da Família.

“É uma ousadia muito grande, considerando que todos os municípios enfrentam dificuldades em manter profissionais de saúde lotados no quadro municipal. Mas temos conseguido fazer uma gestão que permite assegurar serviços diariamente para a população, tanto nas UBSs, quanto no Hospital Municipal, o que nos dá tranquilidade para comunicar diariamente a nossa escala de profissionais e especialidades à disposição da população”, diz o prefeito Hailton Dias.

A secretária de saúde, Mírian Barreto informa que o município “dispõe de um excelente quadro de profissionais. O prefeito Hailton tem nos proporcionado as condições essenciais, com autonomia, para o desenvolvimento dos serviços de saúde do município, permitindo assim avanços significativos”, diz a secretária.

São quatro Unidades Básicas de Saúde da Família no município e todas com as equipes completas, dotadas de médico/a, enfermeira/o e cirurgiã/o dentista, com farmácia básica e todos os serviços de primeiros socorros à população, inclusive o atendimento domiciliar, no qual o médico se desloca para atender aos pacientes que precisam de atendimento em suas residências.

No Hospital Municipal/Maternidade, conforme relatado em auditoria do Ministério da Saúde, as equipes de profissionais cumprem regularmente as agendas de plantão. “O cumprimento das obrigações com os profissionais de saúde e as condições de trabalho asseguradas, tem nos permitido a garantia de serviços permanentes para a população”, disse a secretária.

A Prefeitura de Jussara disponibiliza aos usuários dos serviços de saúde, além do atendimento de plantão diariamente em todas as unidades, conforme os protocolos do Sistema Único de Saúde, especialidades em cardiologia, ginecologia, pediatria, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia e endocrinologia.

Também funcionam no município, com equipe completa, segundo disse a secretária, as unidades do Centro de Atendimento Psicosocial – CAPS e do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que promovem o apoio à gestão da Unidade Básica de Saúde e apoio aos pacientes e às famílias dos portadores de doenças mentais.

Quanto ao atendimento de exames, a secretária informou que “nunca, na história de Jussara, atendeu tanto a população em exames de rotina e de alta complexidade. Para isso, temos convênios com prestadores de serviços diversos e a Policlínica, que reduziu as incansáveis viagens a Salvador para diagnósticos de alta complexidade”, explica Mírian.

A Prefeitura também adquiriu equipamentos de Raio-X, que será instalado em uma sala baritada para o seu adequado funcionamento e de ultrassonografia, que será instalado em breve, com a contratação de médico especialista. O município também adquiriu oito ambulâncias, com recursos próprios e investimentos de emendas parlamentares. A última, fruto de convênio com o governo do estado.

Especialista em gestão, Mírian faz uma avaliação positiva dos avanços de saúde no município. “Temos promovida autossuficiência do atendimento à população, reduzindo as dificuldades de acesso aos serviços e salvado vidas, apesar de se tratar uma área sensível e de muitos problemas em todos os municípios do País, um vez que os problemas são crescentes e os recursos diminutos”, conclui a secretária.

Com informações da ASCOM/Prefeitura