file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Educação

MEC autoriza Faculdade Irecê a lançar vestibular para cursos de engenharias

07 de Julho de 2017

Foto: entrada do Colégio Cometa e Faculdade Irecê

Foto: FAI lança dois novos cursos no segundo semestre de 2017 (Reprodução)

Redação Cultura&Realidade - Por Rodrigo de Castro Dias

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta quinta-feira (6), duas portarias que autorizam a Faculdade Irecê (FAI) a abrir dois novos cursos superiores presenciais em Irecê. 

As Portarias 674 e 676 autorizam a FAI a abrir processo seletivo para o preenchimento de 100 vagas anuais para cada um dos novos cursos de Engenharia Civil e Agronomia - chamado de Engenharia Agronômica pela instituição. 

Segundo a direção da instituição de ensino, os vestibulares deverão ser abertos "em breve", com previsão de início das aulas no início do mês de setembro. Ambos os cursos serão oferecidos na modalidade Bacharelado.

Preparação - A FAI vem passando por um processo de preparação que visa a ampliação de suas atividades na região de Irecê. Em fevereiro, uma comissão do MEC esteve na cidade para avaliar a estrutura física, corpo docente e o projeto pedagógico do bacharelado de agronomia.

LEIA TAMBÉM: Comissão do MEC visita FAI para avaliar bacharelado em Engenharia Agronômica

"Há grandes chances da portaria (que autoriza o curso) ser emitida antes do início do segundo semestre", afirmou o diretor Marcos Batista na ocasião. Para ele, os benefícios do curso na região serão muitos. "(O curso) deverá proporcionar grandes avanços no setor agropecuário da região, através de projetos de iniciação científica, pesquisa e extensão, além de fortalecer a economia local", garantiu.Marcos.

Curso de Direito - Um dos cursos superiores mais aguardados pela população da região de Irecê, o bacharelado em Direito é outro item previsto no projeto de expansão da FAI. Segundo o professor Hebert Durães, que será o coordenador do futuro curso, a autorização do MEC deve vir durante o segundo semestre de 2017. 

"Estamos aguardando o MEC prosseguir com os trâmites, mas já está tudo praticamente certo para a aprovação. Resta aguardar", garante Hebert. 

LEIA TAMBÉM: FAI protocola pedido de autorização para funcionamento de curso de Direito