Bahia

Médica baiana, referência mundial em Oncologia, presidirá comitê mundial

Cultura&Realidade - 28 de Maio de 2019

file-2019-05-28151455.669767-CLARISSA-MATHIAS7ee61e46-8174-11e9-9efe-f23c917a2cda.jpg

Clarissa Mathias, médica e presidente do Comitê Mundial da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO). Foto: Divulgação

A médica baiana, Clarissa Mathias, será presidente do Comitê Mundial da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO). A oncologista fez residência nos Estados Unidos, na Universidade da Pensilvânia, sendo referência na área atuando no Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB).

"Sempre foquei muito nesta questão da Humanização, que é o que a ASCO traz como tema, porque acho que, só através dela é que a gente consegue acolher o paciente de forma integral e, juntamente com a equipe multidisciplinar, cuidar dele num momento tão delicado da vida", comentou a especialista.

Ela toma posse do cargo no Congresso da ASCO, a conferência da especialidade acontece em Chicago, nos EUA, de 31 de maio a 4 de junho, reunindo mais de 32 mil profissionais de Oncologia, com o tema Medicina Humanizada. 

"Nós temos aqui muitas pessoas que são exemplos do exercício humanizado da Medicina em todos os sentidos. Acho que o Brasil tem dado o exemplo disso. E eu fiquei muito feliz da ASCO ter escolhido esse tema, porque acredito na necessidade de cuidar dos pacientes de uma maneira global, a todo momento", defende.

Da redação, com informações do site Bahia Notícias