Educação

Pais e alunos acampam, a maioria no relento, em frente ao Colégio Modelo, esperando matrícula

Cultura&Realidade - 21 de Janeiro de 2020

file-2020-01-21004414.857783-14b434a0e-3c00-11ea-b070-f23c917a2cda.jpg

Pais e alunos, desde domingo alternam-se nas calçadas da Raimundo Bonfim, na esperança de matrícula para o Ensino Médio - Foto: João Gonçalves/Por dispositivo de celular

Da Redação/João Gonçalves

O calor intenso ocasionado pelo sol escaldante durante todo o dia e o frio da madrugada, não afastam cerca de 300 alunos, ou pais de alunos que se revezam desde às 11h de domingo, 19, na Avenida Raimundo Bonfim, em frente ao Colégio Modelo, na esperança de conseguir uma vaga para o primeiro ano do Ensino Médio.

Colchões, barracas e redes estão distribuídos no canteiro central e nas calçadas laterais da avenida. Muitos estão sentados ou deitados ao chão, no relento.

Segundo uma mãe, que não quis se identificar, todos os pais e alunos tem tentado acessar via internet o SAC Digital, oferecido pelo Estado como alternativa para fazer a matrícula sem precisar pegar fila, mas não tem obtido êxito.

No site oficial da secretaria estadual de educação, consta matéria orientando como baixar o aplicativo, para gerar a matrícula. Segundo a matéria do site oficial, “a matrícula da rede estadual de ensino será realizada totalmente online, podendo ser feita por dispositivos móveis como tablets e celulares. Isto será possível graças à parceria da Secretaria da Educação do Estado (SEC) com a Secretaria da Administração do Estado (SAEB), e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (PRODEB), por meio do uso do SAC Digital. Esta moderna plataforma, que unifica todos os serviços do Estado em um único portal, também disponibilizará, de forma rápida e fácil, o serviço da matrícula online.”, diz a matéria.

Reforça a nota que “basta que os estudantes, pais ou responsáveis baixem o aplicativo do SAC Digital nas lojas APP Store ou Google Play, ou façam o cadastro no SAC Digital.”. Mas na prática os candidatos alegam dificuldades de acesso, e não há serviço de auxílio, na unidade escolar, até à meia noite desta segunda-feira, 20.

“Estamos aqui enfrentando sol e sereno, sonhando com a possibilidade de uma vaga na escola”, diz a estudante Gabriela da Silva Miranda, de 14 anos. Sua amiga Lorrane da Silva Rocha, 15, também está na expectativa de conseguir uma vaga para ingressar no Ensino Médio.

Acampamento em vias públicas já por dois dias - Foto: João Gonçalves/Por dispositivo de celular

Sabrina Ribeiro Matos, também de 15 anos, informa que foi uma das primeiras a chegar no local, por volta das 11h de domingo. Juntamente com outras jovens, ela compõe uma comissão que cuida de um caderno de anotações, registrando a ordem de chegada de candidatos à matrículas no Colégio Modelo.

As estudantes informaram que a partir de quarta-feira, terá atendimento na escola. A reportagem vai tentar contato com o Coordenador da Direção de Educação, para o Território de Irecê, Clendson Barreto, para melhor orientar os pais e responsáveis sobre as matrículas deste ano.

Confira os documentos exigidos

  • Original do Histórico Escolar ou Atestado de Escolaridade, firmado pela direção da unidade escolar (deve ser substituído pelo Histórico em até 30 dias)
  • Original e cópia da Certidão de Registro Civil ou RG
  • Original e cópia do CPF (obrigatório para a Educação Profissional em todas as modalidades e formas de articulação, bem como no Ensino Médio e suas modalidades)
  • Original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura)
  • Original e cópia da Carteira de Vacinação (para estudantes de até 18 anos)

Cronograma

20 de janeiro - Transferência na Rede Estadual para os estudantes matriculados, com frequência regular no ano letivo de 2019, ao qual se aplique uma das seguintes situações:

  • A escola não oferece a série/ano subsequente;
  • O estudante não fez a renovação da matrícula;
  • Mudança de domicílio

21 e 22 de janeiro - Matrícula de concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental para estudantes regularmente matriculados na rede estadual de ensino, no ano letivo de 2019, cujas escolas não ofereçam a série subsequente

23 de janeiro - Matrícula Nova para Ensino Fundamental. Para ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer ano/série para o Ensino Fundamental

24 e 27 de janeiro - Matrícula Nova para Ensino Médio. Para ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer ano/série para o Ensino Médio.

30 e 31 de janeiro - Confirmação da Matrícula dos estudantes inscritos na Pré Matrícula da Educação Especial