BRASIL

Pasta de dente deforma a mão de mulher após ser usado para tratar queimadura

Cultura&Realidade - 18 de Junho de 2019

file-2019-06-18224010.309160-pasta-de-dente-na-limpeza-25-730x5482cc4118e-9233-11e9-9efe-f23c917a2cda.jpg

Pasta de dente não sé o melhor remédio caseiro para queimadura. Foto: Divulgação

A busca por solução caseira para queimadura deixou a mão de uma mulher da Malásia toda deformada, com inchaço e bolhas. Ela aplicou pasta de dente na pele depois de se queimar com óleo quente. O médico que a atendeu, Kamarul Ariffin, usou suas redes sociais para fazer um alerta sobre o perigo do uso de produtos impróprios em queimaduras.

“Não coloque pasta de dente, óleos, farinha, molho de soja, ovos e assim por diante na área queimada. Pode causar inflamação grave e risco de infecção”, publicou.

O post do médico provocou um debate nas redes sociais e vários usuários perguntaram se  aloe vera (gel de babosa) poderia ser usado para tratar queimaduras. Ele respondeu: “Se é uma queimadura de primeiro grau, pode aplicar aloe vera. Se é de segundo ou terceiro grau, consulte um médico antes de aplicar qualquer coisa.”

O médico também acrescentou que nunca se deve estourar as bolhas. Em vez disso, ele recomenda enxaguar a ferida com água limpa e à temperatura ambiente por 15 a 20 minutos.

Em uma rápida busca no Google sobre o que passar na pele em caso de queimaduras, é possível encontrar dicas de uso de manteiga, gelo e óleo de cozinha. Nada disso é recomendável, pois pode irritar ainda mais a pele. O mais indicado é procurar um médico, que indicará a pomada ideal para aliviar a dor e auxiliar o processo de cicatrização.

Da redação, com informaçõe do site Catraca Livre