Irecê e Região

Prefeito Cafu antecipa pagamento do 13º Salário. Veja resumo das ações governamentais de Ibititá

Cultura&Realidade - 10 de Junho de 2019

file-2019-06-10121939.821696-12a55f198-8b93-11e9-9efe-f23c917a2cda.jpg

Estradas vicinais do município estão sendo recuperadas - Foto: Ascom/Prefeitura

O prefeito Cafu Barreto autorizou, na última sexta-feira, 7, o envio da ordem de pagamento da primeira parcela do 13º Salário dos servidores. De acordo com o secretario de finanças Adinoel Barreto, “a antecipação de salários e o cumprimento das obrigações legais são marcas da gestão Cafu Barreto, que também se destaca pela qualidade dos serviços oferecidos à população e pela realização de grandes obras que beneficiam milhares de pessoas na sede e na zona rural”.

O prefeito ressaltou, no ato de autorização, que mesmo diante de dificuldades econômicas enfrentadas pelos municípios, que chega a ser bastante grave, ele vai continuar valorizando o servidor público e realizando obras importantes. “O objetivo é continuar trabalhando com seriedade para continuar transformaando a vida de quem mais precisa. Não mediremos esforços para continuar desenvolvendo nossa cidade", destacou Cafu.

FORTALECENDO VÍNCULOS FAMILIARES - Teve início nesta segunda-feira, 10 e vai até o dia 14, a “Semana do Bebê”, evento promovido pela Prefeitura de Ibititá, através das secretarias de Ação Social e Saúde, com a finalidade de fortalecer as políticas públicas de atendimento à primeira infância, com uma série de atividades voltadas ao acolhimento, bem-estar e desenvolvimento das crianças. “É muito importante a participação de gestantes, mamães, companheiros, cuidadores e familiares. Estamos fortalecendo os vínculos familiares e comunitários”, disse o prefeito Cafu Barreto.

REDE DE PROTEÇÃO À CRIANÇA - Inserida no contexto nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, a Prefeitura Municipal de Ibititá promoveu na quarta-feira 29 último, ação voltada especialmente para servidores públicos que estão na linha de frente das ações. Com o objetivo de capacitar ainda mais os agentes públicos para o enfrentamento deste grave problema, a psicóloga Gisele Machado ministrou palestra interativa para educadores, profissionais da Saúde e integrantes do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

"Faz-se necessário garantir às nossas crianças, o desenvolvimento da sexualidade segura e protegida, livre de abuso e de exploração", pontuou Gisele, que também é sexóloga e especialista em comportamento humano.

Ao longo da atividade e com o intuito de fortalecer ainda mais a rede de proteção aos menores, os diversos profissionais foram convidados a partilhar experiências e também receberam dicas que vão melhorar a relação com crianças, jovens e famílias vítimas da violência. 

Durante a atividade, a psicóloga ressaltou que a Prefeitura de Ibititá “abraça” a campanha “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, ao tempo em que disponibiliza todo o aparato das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social para ajudar a conscientizar a sociedade na luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, especialmente o direito de crescerem saudáveis e livres da exploração sexual.

COMBATE AO AEDES AEGYTI - A Prefeitura de Ibititá segue realizando ações de mobilização contra o mosquito aedes aegypti. Nas Unidades de Saúde são realizadas ações educativas com roda de conversa, sala de espera, produção de mural informativo, distribuição de folders, além de ampla divulgação nas redes sociais.

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, e em parceria com o setor de infraestrutura do Município, também realiza mobilizações de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti. A campanha mobiliza os profissionais da área para combater as arboviroses, com vistoria para encontrar criadouros, recolher entulhos e levar informações à população.

A importância da medida de extermínio ao mosquito Aedes aegypti se dá devido às doenças que esse mosquito é capaz de transmitir. Além da Dengue, a Zika e Chikungunya também são disseminadas por ele.

RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS E UNIDADES DE SAÚDE – A Prefeitura de Ibititá Intensificou  a recuperação das estradas vicinais em toda zona rural do município. Os trechos que estão sendo beneficiados neste momento contemplam os povoados de Pedra Lisa, Recife dos Cardosos, Lagoa do Leite, Porteira Nova, Feira Nova e Alto da Cruz. 

Durante a semana que passou, também foram entregues 3.500 uniformes escolares para os alunos da rede municipal e deu-se sequência ao planejamento de requalificação de todas as Unidades de Saúde do município e campos de futebol.

META DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE FOI ALCANÇADA – Enquanto diversos município do Brasil apresentam baixo rendimento nas metas de vacinação, a Secretaria de Saúde de Ibititá comemora o alcance da meta.  “Conseguimos atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, chegando a 94,41% do público-alvo. A campanha se estendeu entre os dias 10 de abril e 31 de maio”, informou a secretária de Saúde, Stefani Amaral, que agradeceu a toda equipe envolvida na ação e parabenizou todos os integrantes da pasta pelos índices alcançados.

Fotos e texto: Ascom/Prefeitura