file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Irecê e Região

Prefeito Elmo Vaz assina termo de compromisso para implantação do curso de Medicina 

Cultura&Realidade - 19 de Março de 2018

file-2018-03-19163728.638701-ELMOf568022e-2bac-11e8-98f4-f23c917a2cda.jpg

No destaque, o prefeito Elmo Vaz assina termo de compromisso para instalação do curso de Medicina em Irecê, acompanhado da secretária de saúde Ana Cacia, do secretário de governo Jazon Jr e do vereador Paulinho do Destak, ladeando a secretária executiva do MEC - Foto: Ascom/Ministério da Educação.

Nessa segunda-feira (19) o prefeito Elmo Vaz assinou, em Brasília, um termo de compromisso com o Ministério de Educação (MEC) para implantação do curso de Medicina em Irecê. “Esse é um fato histórico, que precisa ser comemorado. A partir de agora abrigaremos futuros médicos da região e de outras cidades. Antes essas pessoas tinham que ir morar em outras cidades e até no exterior para cursar Medicina, e agora ficarão em sua própria região”, afirmou. “Irecê se torna, cada vez mais, em um polo universitário”.

Durante o processo de avaliação do MEC, Irecê recebeu anteriormente uma visita técnica para considerar a aprovação. “Os profissionais do Ministério vieram de Brasília e passaram três dias na cidade vistoriando, fazendo reuniões, confirmando tudo que nós informamos sobre a quantidade de leitos de hospitais, de UPA, Casa de Parto e Samu”, afirmou Elmo. O MEC visitou a estrutura de saúde pública, entre hospitais e unidades de atendimento, em oito municípios da região de Irecê para avaliar a demanda local por um curso superior da área de saúde. "Foram muitas reuniões com secretários de saúde e educação da região durante esse processo", salienta o prefeito.

A expectativa da prefeitura é que o curso agregue outros ganhos em políticas públicas para o município e região. “Espero que o Governo Federal dê continuidade a programas de financiamento, como o FIES e outros que fomentam a Educação e ajudam o estudante universitário.  Esse é um fato histórico, um dos mais importantes acontecimentos dos últimos tempos”, ressalta o gestor.