file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Bahia

Programa ‘Assistência Técnica’ é lançado gratuitamente para produtores baianos, pelo sistema FAEB/SENAR

Cultura&Realidade - 25 de Fevereiro de 2019

file-2019-02-25153522.961006-humberto1c6abb22-392c-11e9-87b9-f23c917a2cda.jpg

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda. Foto: Divulgação

Com o objetivo de fortalecer o setor agropecuário baiano suprindo a carência por assistência técnica rural que existe no estado, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, lançou na sexta-feira (22), o programa “Assistência Técnica”, que vai oferecer esse serviço para o produtor rural. O anúncio aconteceu em um encontro com os presidentes dos Sindicatos dos Produtores Rurais de todas as regiões da Bahia na sede do Sistema Faeb/Senar, em Salvador.

“Vamos disponibilizar técnicos qualificados, médico veterinário ou engenheiro agrônomo, a depender da demanda de cada região, que vão ficar à disposição dos sindicatos para prestar o serviço de assistência técnica aos produtores rurais que fazem parte da nossa base sindical”, explicou o presidente da Faeb.

Ele acrescentou ainda que “essa era uma demanda importante solicitada pelos presidentes dos sindicatos, que agora temos condições de colocar em prática. O programa vai fortalecer a prestação de serviços do Sistema Faeb/Senar/Sindicatos aos produtores rurais baianos”, garantiu.

O objetivo do programa é prestar Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) aos produtores rurais, apresentando, de forma compartilhada, propostas de intervenção nas propriedades, buscando a melhoria do processo produtivo e da produtividade, visando o aumento real da lucratividade do empreendimento rural e a sustentabilidade dos sistemas de produção.

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Junior, esteve presente no evento e destacou o pioneirismo do Estado. “A Bahia está realizando algo ímpar no Brasil. Não existe outra Federação que ofereça esse serviço. Tenho certeza que será mais uma ação positiva para o produtor rural”.

Outra novidade anunciada são as vídeoaulas que serão oferecidas em salas de capacitação instaladas nos Sindicatos Rurais, com a mediação de um técnico. De acordo com Luiz Sande, assessor técnico do Senar Bahia, que apresentou o projeto durante o encontro, “manejo de pragas, agricultura de precisão, tipos de manejo, sanidade animal, entre outros conteúdos de interesse do produtor rural serão exibidos nas salas de capacitação, que estão abertas a todas as pessoas ligadas ao setor agropecuário”.

Também estiveram presentes no evento, a superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães; o vice-presidente Administrativo Financeiro da Faeb, Guilherme Moura; o vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da Federação, Rui Dias; o assessor jurídico, Carlos Bahia; além de assessores, gerentes e demais colaboradores do Sistema Faeb/Senar.

Da redação, com informações do site Sistema Faeb