file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Cultura, Esporte e Lazer

Programa que promove interação social atende 400 pessoas em Seabra

Cultura&Realidade - 26 de Dezembro de 2018

file-2018-12-26162112.222708-a3f579a4-184b-4278-ab8e-5b7adc7de3ed67e83caa-0943-11e9-891e-f23c917a2cda.jpg

O programa tem como público-alvo crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência. Foto: Divulgação

Por Najara Alves – Jornalista

Programa de Esporte e Lazer, financiado pelo Ministério dos Esportes, vem fazendo a diferença para muitas pessoas na cidade de Seabra. Ofertando atividades de dança, música, letramento, natação, futsal e ginástica, o Núcleo de Seabra funciona no Clube de Campo, onde os orientadores e beneficiários se encontram para a rotina das diferentes ações. 


“As modalidades que são ofertadas pelo programa permitem que a comunidade tenha acesso, sem nenhum custo, promovendo assim a inclusão social de qualquer pessoa interessada. Basta fazer o cadastro”, afirma a professora de música, Quézia Santana.


Para marcar o encerramento das atividades desenvolvidas neste ano, o Programa Esporte e Lazer das Cidades (PELC), este é o nome, realizou, na tarde de quarta-feira, 19, o Natal do PELC, também no Clube de Campo.


O evento contou com a participação do coordenador Evandro Cerqueira, os professores Quézia Santana, Júlia Natália, Jean de Almeida, Gabriel e Jeomaina, conhecida como Dedê e os beneficiários do programa.


Para Paula Silva, "a importância do programa é de interagir com outras pessoas. E as aulas ofertadas pelo programa ajudam a desenvolver outras habilidades do dia-a-dia".


Alguns beneficiários também notam que o programa, apesar de promover metas sociais importantes, se ressente da falta de maior presença de pessoas presentes como usuárias do programa. É o que a participante Andréia Souza comenta. "Gostaria que tivesse mais pessoas participando, mas as pessoas daqui não valorizam. Os professores são muitos bons, o que acaba facilitando e nos incentivando a estar presentes", avalia a aluna. 


O PELC é desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SENELIS), com o objetivo de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvem todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência, estimulando a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, além de favorecer à pesquisa e socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.


O programa tem como público-alvo crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência. O Núcleo de Seabra atende 400 pessoas.
Colaboração da Assessoria de Comunicação da UNEB – Campus Seabra