IRECÊ

Projeto "Escola de Postura", do Centro de Reabilitação de Irecê, é selecionado por Conselho Estadual

Cultura&Realidade - 10 de Julho de 2019

file-2019-07-10122531.318461-sormanaf43c4b10-a326-11e9-b55f-f23c917a2cda.jpg

Coordenadora do Centro de Reabilitação de Irecê, Sormanda Torres, apresenta o "Escola de Postura" no 35º Congresso - Foto: Divugação

A Prefeitura de Irecê, através da Secretaria de Saúde, esteve presente no 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que aconteceu entre os dias 2 e 5 de julho, no Ulysses Centro de Convenções, em Brasília. O evento, que teve o tema "Diálogos no Cotidiano do SUS", reuniu cerca de cinco mil congressistas, entre gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, representantes de instituições ligadas à saúde pública e autoridades.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Dulce Nunes, na ocasião foi apresentado o projeto “Escola de Postura: prevenção da lombalgia através da motivação da prática corporal, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos usuários”, um dos 36 trabalhos selecionados pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems/BA) para o evento.

“A Escola de Postura é um projeto criado pela Unidade de Fisioterapia de Irecê, sob o comando da fisioterapeuta Sormana Torres, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos usuários que inicialmente realizaram a fisioterapia ambulatorial por motivo de lombalgia”, explica. “Este projeto mantém o ganho adquirido em relação às dores lombar, e reinsere o usuário em sua vida social, devolvendo a autoestima”.

Ainda segundo a secretária, o projeto Escola de Postura traz grandes benefícios e contribui para o fortalecimento do SUS, enquanto mediador da qualidade de vida dos portadores de lombalgia crônica que utilizaram o serviço da unidade de fisioterapia de Irecê. “A ação amplia as vagas para o setor e reduz os gastos aos cofres públicos, já que diminui consideravelmente o uso de medicamentos para dor e as consultas médicas”.

Fonte: Ascom/PMI, com informações do 35º Congresso Nacioal de Secretários Municipais de Saúde