Irecê e Região

Terra de Simone e Simária e do poeta Pita Paiva, Uibaí define regras para contenção do Coronavírus

Cultura&Realidade - 18 de Março de 2020

file-2020-03-18172615.666798-uibaib79afd2c-6956-11ea-a930-f23c917a2cda.jpg

Acesso principal da cidade de Uibaí, na região de Irecê - Foto: Ilustração

Terra de Simone e Simária e do poeta e xilogravista Pita Paiva, Uibaí também segue o caminho de outros municípios baianos e adota procedimentos que visam conter a disseminação do Coronavírus. Através do decreto nº 055/2020, o prefeito UbiraciLevi (Birinha) estabelece medidas de prevenção ao contágio no âmbito territorial do município.

De acordo com o documento publicado no Diário Oficial, as aulas em toda a rede municipal "ficam suspensas pelo período de 30 (trinta) dias a partir da próxima sexta feira, 20". Além disso, para ampliar a rede preventiva, também "ficam suspensos, no âmbito do município, pelo prazo de 30 dias, prorrogáveis, se necessário, todos os eventos públicos e particulares, inclusive a Feira Livre, sejam eles de caráter comercial, cultural, religioso ou comemorativo, cuja previsão de aglomeração seja superior a 30 (trinta) pessoas, mesmo aqueles já autorizados".

 

Bares e restaurantes deverão observar na organização de suas mesas a distância mínima de dois metros entre elas. Também ficam canceladas todas as viagens de servidores da Prefeitura Municipal para cidades onde haja casos comunitários ou locais do COVID-19. Na esfera administrativa, servidores com idade superior a 60 anos, bem como as gestantes, poderão exercer suas funções em sistema home office.

 

Todos os casos suspeitos de infecção do coronavírus deverão ser imediatamente notificados à Secretaria Municipal de Saúde, visando o acompanhamento e a manutenção de dados essenciais à identificação de pessoas com risco ou efetivamente infectadas, com a finalidade principal de adotar as medidas terapêuticas necessárias e evitar a sua propagação.

Por fim, com o intuito de evitar a disseminação de informações falsas, segundo o decreto, qualquer cidadão que dissemine fake news acerca do coronavírus com fins de promoção pessoal responderá judicialmente por tais atos.

“Mantenha o protocolo de higienização das mãos e aproveite para ficar em casa com sua família! Com sua colaboração vamos sair dessa logo, logo!”, orienta a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, em sua página de Facebok.