Irecê e Região

Top Prêmio Cultura&Realidade premiou empreendedores empresariais e gestores públicos nesta quinta, 9

Cultura&Realidade - 10 de Maio de 2019 (atualizado 10/Mai/2019 12h46)

file-2019-05-10082759.866711-2aa833c62-7316-11e9-bcec-f23c917a2cda.jpg

Empresários e gestores públicos comemoram reconhecimento público, durente evento do Top Prêmio Cultura&Realidade - Foto: Junior Fotografias

O salão de eventos do Fiesta Baiana Clube Hotel foi palco, na noite desta quinta-feira, 9, da entrega da edição 2019 do TOP Prêmio Cultura&Realidade, que contemplou empreendedores do setor empresarial de Irecê e prefeitos da região. O evento teve abertura com a musicalidade de Asley Gonçalves e o encerramento foi animado pela a apresentação de Claudinho do Acordeon e banda.

Empresários e gestores públicos participaram da solenidade, juntamente com seus colaboradores - Foto: Júnior Fotografias

Cerca de 150 segmentos empresariais foram avaliados pela opinião pública em pesquisa de campo, no período de janeiro a março deste ano, sendo que apenas 83 setores da economia local alcançaram indicadores de satisfação dos seus clientes, nos quesitos de qualidade no atendimento, serviços e produtos. Destes, 78 estiveram representados por empreendimentos que alcançaram índices de satisfação das pessoas que escolhem a cidade de Irecê para contemplar suas necessidades de serviços e produtos.

As pesquisas foram feitas nas cidades da região, em consórcio entre a C&R Pesquisas e Terra Viva – Avaliações&Tendências, a pedido do site Cultura&Realidade, envolvendo aproximadamente 10 mil pessoas, uma média de 438 por cidade, com margem de erro de 2% para mais ou para menos. Comércio, prestação de serviços e eventos foram os eixos centrais da pesquisa voltada para o setor empresarial.

“No Brasil, cerca de 80% dos consumidores reclamam do atendimento. Irecê, principal centro de abastecimento de comércio, serviços e eventos, com enorme potencial, segue na mesma tendência. Nossa meta, com o Top Prêmio, é estimular reflexões e comprometimento dos setores econômicos na busca de melhoria do acolhimento às pessoas que procuram nossa cidade para satisfazer as suas necessidades. Além da população residente, Irecê tem uma população flutuante que varia entre 14 e 25 mil pessoas diariamente. Temos de nos tornar uma referência em acolhimento, e tomara, atitudes sustentáveis”, explicou o diretor do site Cultura&Realidade, João Gonçalves.

A empresa que obteve maior avaliação positiva foi a Ótica Aliança, que, por isso, recebeu também o Top Prêmio Master.

GESTÃO PÚBLICA – No setor público, treze prefeitos da região alcançaram avaliações positivas acima de 50% mais um. Os prefeitos de Canarana, Zeni Dourado; de Barro Alto, Orlando Amorim; de Barra do Mendes, Armênio Sodré; de Ibipeba, Demóstenes Souza; de Ibititá, Cafu Barreto; de Mulungu do Morro, Fredson Cosme; de São Gabriel, Hipólito Rodrigues; de Central, Uilson Monteiro; de Presidente Dutra, Silvio Mário; de Uibaí, Ubiraci levi; de Lapão, Ricardo Rodrigues; de Jussara, Hailton Dias e Cafarnaum, Sueli Novais, foram os que obtiveram indicadores acima de 50%. A gestão do prefeito Ricardo Rodrigues, da cidade de Lapão, foi o que obteve maior índice de aceitação, com 85% entre os quesitos excelente, boa e regular positivo. Por esta razão, também recebeu o Top Prêmio Master.

Os municípios de Xique-Xique, Itaguaçu da Bahia e Gentio do Ouro não foram pesquisados. O tempo, até a realização do evento, não foi suficiente. O calendário foi prejudicado pelo período chuvoso que impediu das equipes realizarem as consultas de campo. Nestes municípios, a empresa promotora do Top Prêmio se comprometeu em realizar pesquisas individuais para fechar a edição 2019 do projeto de premiação dos melhores empreendimentos públicos e empresariais.

Os demais prefeitos da região, João Dourado, América Dourada e Irecê não alcançaram os indicadores. Os resultados de João Dourado e América Dourada já foram divulgados anteriormente. Em Irecê, foi feita a última consulta, na última quarta-feira, 8, na qual o prefeito Elmo Vaz tem avaliação positiva de 49% da população, contra 36% de reprovação, enquanto 15% não quiseram ou não souberam responder.

Mais detalhes da pesquisa de Irecê, com análises, serão divulgados neste sábado, 11, pela manhã.

Da redação