Irecê e Região

Última consulta da C&R Pesquisas aponta resultados do polarizado debate sobre a sucessão em Presidente Dutra

Cultura&Realidade - 19 de Agosto de 2019

file-2019-08-19173157.632529-robe63dbc1ae-c2c0-11e9-85a8-f23c917a2cda.jpg

Robertão e Pedro Rocha polarizam sucessão em Presidente Dutra - Foto: Ilustração

Pelo visto, a sucessão em Presidente Dutra já começou pra valer. As movimentações nas redes sociais e os debates na definição de possíveis candidatos, estão ocorrendo a todo vapor. Vários nomes já foram ensaiados e ficados para trás. 

No atual cenário, os nomes que mais resistem aos debates, tem sido os de Roberto Carlos (Robertão) comerciante e ex-prefeito e o último candidato pela oposição, o professor Pedro Rocha. 

Entre os oposicionaistas, vários nomes se colocaram à disposição do projeto, mas o do professor Pedro Rocha tem sido mantido como mais forte para unir as oposições contra o atual projeto de governo. 

Pelo grupo aliado do governo, o prefeito Silvio Almeida, segundo informações dos bastidores, já definiu que não vai disputar a reeleição e já aparece em agendas públicas com Robertão, nome que circula no seu grupo, como aquele que é capaz de manter a unidade e atrair novos apoios.

Supostas pesquisas eleitorais estariam sendo encomendadas pelos dois grupos que deverão disputar a prefeitura no próximo ano, mas nenhuma teria sido publicizada oficialmente por alguém ou instituição partidária, embora circulem em grupos de WhatSapp.

A C&R Pesquisas, a pedido do site Cultura&Realidade, diante deste debate acalorado, esteve em todo o município, nos dias 9 e 10 de agosto para medir a temperatura eleitoral no município, fazendo um teste em confronto direto entre dos dois principais nomes.

No teste para respostas espontâneas de tendência de voto, o ex-prefeito Robertão aparece com 52%, contra 26% de Pedro Rocha, o atual prefeito Silvão aparece com 15%, e empatados com 1%, surgem o vereador Dezão, o médico Graziano, o ex-prefeito Agnelo e Edinho. 

Na consulta para respostas estimuladas, quando são indicados os nomes dos postulantes, também para tendência de voto, Robertão se mantêm na liderança com 51%, enquanto que Pedro Rocha sobe para 38%. Os que não quiseram ou não souberam responder, brancos e nulos, somam 11%.

Quando se faz o teste de rejeição, também em modo espontâneo, Robertão aparece com 7%, contra 9% de Pedro Rocha. Silvão lidera este quesito com 31%, vereador Virgílio 2%, Agnelo 1% e os que não quiseram ou não souberam responder, brancos e nulos, são 50%. 

Para o mesmo objetivo, só que, para respostas estimuladas, temos Robertão com rejeição de 31% e Pedro Rocha sendo rejeitado por 30% dos entrevistados. Não quiseram ou não souberam responder, brancos e nulos, somam 39%

Para esta consulta, foram feitas 789 entrevistas, envolvendo o Distrito Sede, Distrito de Campo Formoso, Juá Velho, Matinha de Brito, Alto Bonito, Barro Branco, Águas Claras, Gameleira, Canoãozinho, Bernardo, Sapecado, Araçatuba, Ramos e Baixa Verde. A margem de erro é 2 (dois) pontos percentuais para mais ou para menos e a margem de confiança é de 95%.