Oposições enfrentam pior governo de São Gabriel

PADRE CHIQUINHO se filia ao PSD de Ninho de Enoque e Otto Alencar - Foto: Redes Sociais

– Com graves problemas, o grupo político liderado pelo prefeito Hipólito Gomes enfrenta uma rejeição de 76% e 93% da população reclama da falta de um projeto de desenvolvimento. Mais de 10.400 pessoas, em São Gabriel, vivem com menos da metade de um Salário Mínimo –

DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade

O prefeito Hipólito Gomes, que tem uma gestão bastante criticada pela população, enfrenta reprovação de 76%. Os principais aspectos da sua rejeição é a gestão da saúde, falta de obras estruturantes, falta de abastecimento de água, estradas em péssimas condições de tráfego, além da desvalorização dos servidores públicos, conforme estudos realizados por diferentes institutos.

É grande a sensação de frustração do povo. Dona Maria Pereira, moradora da sede, 56 anos, diz que se arrependeu de votar. “Votei no atual prefeito e não voto nunca mais”, diz ela. O professor Edinho Nunes Oliveira disse que a agenda do governo municipal para com a educação é vergonhosa. “Além de não valorizar os professores, usaram o dinheiro do Fundef, a parte dos professores, e desviaram de forma fraudulenta”, disse.

“POLÍTICA EM PAUTA” E ESCUTA POPULAR

A rejeição ao atual prefeito, naturalmente reflete nos debates da sucessão municipal em São Gabriel, que ganhou lances importantes esta semana.

Nesta terça-feira, 26, Ari do Gás gravou para o podcast ‘Política em Pauta’, onde ele reflete aspectos de um período de sete eventos nas principais regiões do interior do município. As ações o levaram a avançar significativamente, saltando de último lugar, entre 7 pré-candidatos, para o 3º lugar na corrida para as eleições deste ano.

ARI DO GÁS: Maior crescimento de tendência de aceitação nos últimos 45 dias, saindo de lanterna para a 3ª colocação, segundo dados internosFoto: Alan

Sua estratégia tem sido a de realizar encontros com a população, se apresentando e promovendo a escuta popular. “Nossa conversa é com o povo, em suas comunidades, em seus bairros. É aqui que o povo sente a sofre e é aqui que devemos debater os problemas e encontrar o melhor caminho”, diz ele

A ausência de apoio para o desenvolvimento da agricultura e pecuária é outro tema muito criticado pela população. Para 93% dos moradores da sede e do meio rural, falta uma política municipal de desenvolvimento eficaz. “Temos de oferecer equipe de assistência técnica e organização das cadeias produtivas, visando o processamento e a comercialização de modo mais lucrativa para os produtores. Assim vamos gerar mais emprego e renda para a população”, disse o Ari do Gás, ao Podcast Política em Pauta, que vai ao ar nesta próxima quinta-feira, 29, às 19h30.

Ainda segundo Ari do Gás, São Gabriel tem uma população de 18.600 pessoas e mais de 55% vivem com uma renda inferior a meio Salário Mínimo. “São mais de 10.400 pessoas vivendo com uma renda muito pequena. São Gabriel tem terras férteis e um povo trabalhador. Basta ter o apoio de um bom projeto político, organização das cadeias produtivas e boas estradas, que tudo vai melhorar” pontuou.

ARTICULAÇÕES NA CAPITAL

O prefeito Hipólito, que apoiou Bolsonaro para presidente e ACM Neto para governador da Bahia, nas eleições de 2022, ilustrou o ato de entrega de um “Kit UBS” para o município, das mãos do governador Jerônimo Rodrigues, por meio do vereador e pré-candidato a prefeito Mateus Machado. O evento ocorreu nesta segunda-feira, 25 em Salvador.

PREFEITO HIPÓLITO pega carona em Mateus Machado para receber um KIT UBS das mãos do governador Jerônimo, em Salvador – Foto: Print Redes Sociais

Ainda na Capital, os pré-candidatos a prefeito Padre Francisco e Ninho de Enoque deram passos importantes no fortalecimento do PSD, do Senador Otto Alencar, com a mediação do deputado Ricardo Rodrigues. Padre Francisco e o vereador Gilmacy se filiaram ao PSD, somando força política na mesma agremiação liderada por Ninho.

“A expectativa é que o bloco das oposições, PT, PSD e PSB, que ganha nova configuração com a presença da REDE Sustentabilidade, possa se movimentar em agendas coletivas e individuais, nas próximas semanas, na construção dos avanços políticos que derrotem as forças do atraso em São Gabriel”, conclui Ari do Gás.

João Gonçalves

Sair da versão mobile