– Com dois ciclistas pedalando em média mais de 114km média/dia, durante 30 dias, evento marcou superação, reforçou amizades e determinou uma nova agenda esportiva anual em Irecê –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade, por João Gonçalves
Um clima de alto astral tomou conta do ato solene de entrega da premiação do 1º Desafio Sertão Bike, realizado pela loja de materiais esportivos de Irecê, a Nei Sports, no sábado, 14. O desafio contou com participação de 80 atletas, que durante 30 dias desafiaram a si mesmos, com método de autogestão, por meio do aplicativo Strava.
As “pedaleiras” e os “pedaleiros” da região de Irecê, participantes do evento, mais que superar os próprios desafios, fizeram importantes registros fotográficos da região, locais que marcaram o roteiro de seus pedais diários. São estradas, penhascos, carreiros, pontos históricos, riachos, canyons, serras, campos desérticos vitimados pelo desmatamento predatório e pessoas. Muitas imagens dos parceiros de jornada, que fizeram centenas de imagens uns dos outros.
Algumas das fotos mais incríveis captadas durante o desafio, estão na página oficial do Instagram da Nei Sports. Confira lá.
AVALIAÇÃO – Em uma escala de 1 a 5 como notas de avaliação, 70,7% dos participantes concederam nota máxima e 29,3% cravaram a nota 4. Sobre a organização 87,8% a consideraram como “muito boa” e 12,2%, “boa”. Sobre a assistência dos organizadores do ponto de vista da atenção, motivação e interação, 53,7% dos atletas consideraram excelente, 41,5% avaliaram como “muito boa” e 4,8% compreenderam como “boa”.
O bancário Gilsimar Sena não se contentou em dar notas. Ele quis falar. E falou, melhor, escreveu: “não tenho procuração pra falar em nome dos demais, mas acho que o sentimento geral é de gratidão… foi um evento super democrático, onde foi possível perceber vários focos e objetivos diferentes, adequados à realidade de cada um. Tenho certeza das contribuições positivas para cada participante. Só posso falar de mim, sobre os ganhos de saúde, construção de uma rotina mais ativa no esporte, superação com pedais mais longos do que eu costumava fazer, só benesses. Parabéns à idealização, à equipe de suporte e todos que contribuíram para o sucesso do evento. Que venha o segundo.”, disse.
O Mestre em Geografia, professor Valderi Carvalho também digitou no grupo dos participantes. “Foi show, mais uma vez parabenizo a toda Equipe Nei Sports… a você Neizão, pelo comprometimento com o Esporte de Irecê e Região… em Especial a Todas as Pessoas que vivenciaram o Desafio… Creio que foram momentos de aprendizado!!!”
Adriana Alves cantarolou na escrita. “Diga que Valeu, o evento… valeu deemaaaais!” e Solanja Neves não se fez de rogada: “Obrigada equipe Nei Sports. Eu, depois do desafio, me apaixonei mais pelo pedal. Nunca imaginei que seria capaz… e tá aí… eu sou capaz!”.
SUPERAÇÃO – O evento foi para muitos uma extraordinária oportunidade de confirmação da elevada performance de si. Para outros a ponte para definição de uma distância surpreendente a ser alcançada e superada. E tiveram aqueles que foram além.
Mesmo em rota própria, nos mais distintos lugarejos e estradas rurais ou urbanas, cada qual viveu suas emoções e promoveu sensações coletivas, a exemplo de Mecinho e Silvio. Impossível não verificar saudável, mesmo assim uma disputa entre os dois, pelo ranking geral, para além do desafio do evento.
Silvio alcançou a meta dos 1200km já nos primeiros 15 dias do desafio. Sempre seguido de perto por Mecinho. Ambos chegaram ao último lançamento no Strava, com exatos 3.437,8Km pedalados, uma média acima de 114Km diários. Incrível! Parece que não trabalharam, não se alimentaram, não deram um “xêro” no cangote por um mês… Mas estão lá as suas marcas.
Veja nas planilhas extraídas do aplicativo Strava, as principais classificações das desafiadoras e dos desafiadores da primeira edição do evento, que já tem data prevista para o ano que vem. Veja o que disse Valdinei de Oliveira Barros, o chefão da Nei Sports: “agradeço a todos que responderam o questionário (de avaliação) e já informamos que esse evento fará parte do calendário de eventos da Nei Sports e será realizado anualmente todos mês de maio. Então, desde já, convidamos a todos pra estarmos juntos novamente em maio de 2022.” Leu aí né galera? Tome nota: maio de 2022 o 2º Desafio Sertão Bike.