• INÍCIO
quarta-feira, dezembro 10, 2025
  • Login
Cultura & Realidade
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
Cultura & Realidade
No Result
View All Result

Queijo: entre o desejo, a cultura e o poder de compra dos brasileiros

REDATOR by REDATOR
16 de fevereiro de 2023
in COMPORTAMENTO
0
Home COMPORTAMENTO
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
ADVERTISEMENT

– Derivado do leite que aproxima diferentes setores sociais, separados por fatores culturais e econômicos, o queijo é tema da Organização Mundial para a Alimentação e a Agricultura (FAO), para a qual “é preciso mais do que recompor o poder aquisitivo da população para estimular o consumo no Brasil. –

DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade, por Jornal da USP

No Brasil, que pleiteia a chancela de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, conferida pela Unesco, para os modos de Produção do queijo minas artesanal, em qualquer balcão de frios de supermercados e padarias é fácil encontrar a venda de queijo prato e o muçarela a granel. É uma mostra da popularidade do produto na preferência do consumidor, mas ainda é pouco. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (Abiq), o consumo médio per capita de queijos no Brasil é de cerca de 5,6 kg/ano.

A Argentina, por outro lado, tem o maior consumo da América Latina, com 12 kg per capita/ano. Campeã mundial nesse quesito, a Grécia consumiu, em 2014, nada menos do que 37,4 quilos de queijo per capita/ano, segundo a Organização Mundial para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Para estimular o crescimento do consumo no Brasil, no entanto, é preciso mais do que recompor o poder aquisitivo da população.

A engenheira agrônoma Fabiana Cunha Viana Leonelli, professora do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos de Pirassununga (FZEA) da USP, diz que o produto é um dos alimentos que mais se incorporam ao hábito alimentar de um povo.

“Há também questões culturais envolvidas no consumo do queijo não apenas no Brasil, mas ao redor do mundo. Essas diferenças entre níveis de consumo também se explicam por preferências regionais e pelo significado que o queijo tem na formação gastronômica de um povo, ultrapassando a dimensão alimentar. Mas como alimento, o queijo é parte do patrimônio cultural em países como França e Itália”, explica. Vale ressaltar que Itália, França e Espanha respondem por metade dos cerca de dois mil tipos de queijo que existem no mundo.

Patrimônio cultural

O Brasil pleiteia a chancela de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, conferida pela Unesco, para os modos de Produção do Queijo Minas Artesanal. Além disso, a expectativa dos produtores é que essa chancela seja concedida em 2024, o que vai ajudar a difundir o produto e, como consequência, acelerar o processo de assimilação cultural o que, aliás, já está acontecendo com as notícias nos últimos anos dos vários prêmios que os queijos artesanais brasileiros têm conquistado mundo afora.

Com relação aos queijos industriais, Fabiana diz que vários estudos m ostram que, quando há melhora do poder aquisitivo da população, há um aumento significativo do consumo de leite e derivados, como o iogurte e o queijo, principalmente os mais populares, que são o prato e a muçarela.

“É fato que queijos industrializados como o prato e a muçarela têm ampla aceitação nacional pela versatilidade de uso, mas há preferências regionalizadas como o minas frescal, o curado e o meia-cura, o queijo coalho, o tipo parmesão, as diferentes modalidades de requeijão, incluindo os de corte, além dos queijos de búfala, cabra e ovelha.” Sobretudo, independentemente do tipo de queijo que frequente a mesa do consumidor, o importante é saber se ele é adequado para uma dieta saudável. Nutricionistas dizem que os tipos roquefort, prato, provolone, de ovelha e cabra, gruyère, gouda, cheddar, camembert, brie e gorgonzola, por exemplo, são os mais ricos em gordura e, portanto, não devem ser adotados para consumo diário. Para se ter uma ideia, 30 gramas desses tipos de queijo contêm entre 89 e 140 calorias.

“Se a gente comparar o queijo muçarela e o prato com o queijo cottage, com a ricota e o queijo fresco, a gente vai ter uma quantidade de gordura maior”, afirma a nutricionista Renata Dessordi, doutora em alimentos e nutrição pela Unesp e professora da Faculdade Estácio, em Ribeirão Preto.

Consumo saudável do queijo

Como dica para uma alimentação saudável, ela sugere administrar as porções do alimento no dia a dia. “A participação do lácteo na dieta alimentar é particular porque cada pessoa tem um objetivo, uma recomendação calórica diferente.” Há também as pessoas que fazem tratamentos específicos para doenças crônicas. “Se a gente pensar nos pacientes hipertensos, eles precisam ter mais cautela com os queijos mais duros, aqueles mais curados, porque eles vão ter uma quantidade de sódio maior. Os pacientes renais, por exemplo, além de se preocupar com o sódio nos queijos mais curados, precisam se preocupar também com as proteínas.”

Para esse público, os queijos mais moles, como a ricota, o cottage e o queijo fresco são os mais recomendados. “De forma geral, duas porções diárias de leite e derivados podem acrescentar na rotina alimentar boas fontes protéicas e de cálcio, o que é muito bom para alimentação.”

Para que o alimento se incorpore definitivamente à rotina alimentar do brasileiro, é preciso uma série de fatores encadeados. “É necessário compreender preferências regionais, momentos e formas de consumo e oferecer uma gama variada de produtos aos consumidores, desde os produzidos industrialmente ou sob sistemas artesanais registrados. Estas são algumas estratégias que também podem alavancar o consumo de queijo no Brasil e abrir novas perspectivas para o segmento. Por fim, políticas públicas que venham no sentido de fortalecer tais iniciativas podem contribuir de forma significativa para ampliar a oferta e estimular a demanda no mercado de queijos do País,” conclui Fabiana.

Tags: agropecuáriadestaqueQueijo
Previous Post

Vale-Gás e Bolsa Família iniciaram pagamento dia 13. Veja quem recebe

Next Post

Maldita BR-101!

Next Post

Maldita BR-101!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas notícias

Brasileiro entra na lista dos 10 cientistas mais influentes de 2025

Brasileiro entra na lista dos 10 cientistas mais influentes de 2025

10 de dezembro de 2025
Vacina nacional contra dengue começa em janeiro

Vacina nacional contra dengue começa em janeiro

10 de dezembro de 2025
Como os hormônios atuam na qualidade emocional das pessoas

Como os hormônios atuam na qualidade emocional das pessoas

9 de dezembro de 2025
Novas regras para tirar a CNH começam a valer nesta terça

Novas regras para tirar a CNH começam a valer nesta terça

9 de dezembro de 2025
Irecê dá início à iluminação natalina 2025

Irecê dá início à iluminação natalina 2025

8 de dezembro de 2025
Badminton ganha força em Irecê e 1ª Copa reúne 80 atletas

Badminton ganha força em Irecê e 1ª Copa reúne 80 atletas

3 de dezembro de 2025

Urgente

STF frustra professores, que esperavam receber 60% dos precatórios Fundef

24 de março de 2022

Tem criminosos aplicando o golpe do emprego com a marca do Sebrae

21 de março de 2022

Elmo Vaz e Luizinho deverão disputar as eleições deste ano

6 de março de 2022

Acidente mata mãe e filha entre Lapão e Irecê

7 de fevereiro de 2022

S. Francisco: comunidades ribeirinhas podem ser submersas

14 de janeiro de 2022

Polêmica em Central: prefeito é cassado e vice toma posse

13 de janeiro de 2022
Cultura & Realidade

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade

Navegação

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Fale Conosco

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade