– Fundado em 25 de maio de 1891, por ato do então governador José Gonçalves da Silva, o município comemora 134 anos de emancipação política e administrativa –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
O deputado Ricardo Rodrigues (PSD) se congratulou com a população de Canavieiras por meio de uma moção comemorando o aniversário de emancipação política local, no dia 25 de maio. Ele disse que a cidade possui uma história rica e significativa, remontando ao período colonial, tendo sido palco de importantes episódios econômicos e culturais, especialmente ligados à lavoura cacaueira, à pesca artesanal e à luta por desenvolvimento sustentável.
“À cidade de Canavieiras e a todo o seu povo, pelos relevantes serviços prestados à Bahia e pela comemoração de mais um ano de sua emancipação política, reafirmo o compromisso deste parlamentar com o desenvolvimento regional, com o fortalecimento das vocações locais e com a valorização de cada cidadão canavieirense”, disse Ricardo. Para ele, “Canavieiras desempenha um papel fundamental na construção de uma Bahia mais justa, inclusiva e próspera, sendo celeiro de talentos, tradições e saberes populares”.
No documento, o parlamentar ressalta os patrimônios histórico, natural e arquitetônico de Canavieiras, com suas praias paradisíacas, manguezais, a Ilha de Atalaia, o Rio Pardo e o belíssimo centro histórico, que fazem do município um verdadeiro tesouro baiano, com grande potencial turístico e ecológico. Ricardo destaca ainda “a bravura e a hospitalidade de seu povo, que ao longo das décadas tem enfrentado desafios com coragem, fé e união, sempre buscando dias melhores para as futuras gerações”.




