– Politicas públicas de alfabetização, gestão e planejamento educacional, a partir dos dados das avaliações, foram objetos de reflexão durante encontro de gestores educacionais do Território de Irecê –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Fortalecer a políticas públicas de alfabetização e o uso pedagógico dos dados das avaliações educacionais como ferramenta de gestão e planejamento, foi o principal objetivo do “Encontro Formativo SABE / CNCA”, realizado pelo Núcleo Territorial de Educação – NTE 01 de Irecê, reunindo Secretários Municipais de Educação, Supervisores Municipais do SABE (Sistema de Avaliação Baiano da Educação) e Articuladores Municipais do CNCA (Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada).
A atividade ocorreu no Teatro Ataídes Ribeiro, onde funcionou a antiga ‘Cesta do Povo’, no centro da cidade de Irecê, no último dia 11.
“Além dos momentos formativos e de alinhamento técnico, o encontro foi abrilhantado por apresentações culturais que destacaram o talento e o protagonismo estudantil, com a quadrilha junina Laço de Chita, do município de Ibipeba, que trouxe a alegria e a tradição nordestina com uma apresentação vibrante que encantou os presentes. Em seguida, com as crianças da Escola Parque Ineni Nunes Dourado, de Irecê, que emocionaram o público com uma apresentação artística que destacou a importância da educação e da cultura na infância”, ressaltou a coordenadora do NTE1, Fabrízia Pires, reforçando a relevância dessas expressões culturais como parte integrante do processo educativo e como forma de valorização da identidade local.

Para a professora Melka Betini Costa Oliveira, Coordenadora Técnico-Pedagógica da Infância II na Rede Municipal de Educação de Irecê e Articuladora Regional do CNCA – Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, “a arte, a cultura e o lúdico desenvolvidos dentro e fora dos ambientes escolares, ecoam positivamente na formação dos educandos, fortalecendo identidades e vínculos familiares e comunitários”, perspectiva confirmada por outros articuladores presentes no encontro, a exemplo de Renalfa – Clênio e Rodolfo e a coordenadora Territorial SABE – Gilmara, para os quais a participação ativa dos gestores municipais e a integração entre formação e cultura reforçam o compromisso coletivo com uma educação pública de qualidade.
O evento reafirmou a importância da colaboração entre estado e municípios na construção de uma educação inclusiva, equitativa e voltada para o sucesso da aprendizagem das crianças e adolescentes baianos deste território.
Fonte: Conteúdo base e fotos, extraídos da página oficial do NTE1 – Irecê-BA.
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