– Quando enviou a proposta da nova estrutura da Polícia Militar do Estado da Bahia, em ato ocorrido na Governadoria do Estado, Jerônimo Rodrigues mencionou o ex-prefeito de Irecê, como um dos patronos da ideia (veja vídeo) –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Com a finalidade de fazer frente ao crime organizado e promover a segurança pública dos baianos, uma nova e robusta estrutura do policiamento ostensivo militar na Bahia e reforma na polícia civil, estão sendo implementadas pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) que sancionou a lei que reestrutura as forças de segurança estadual, em ato ocorrido no Centro Administrativo da Bahia, na última segunda-feira, 14. O texto garante a criação de 14 novas unidades da Polícia Militar distribuídas em diferentes regiões do estado.
Ampliação das atuais estruturas foi e efetivo humano, foi a tônica das medidas. Dentre elas, a implantação de novas companhias independentes, novos batalhões e comandos regionais, bem como a requalificação das unidades de pequeno porte, que serão reestruturadas.
As medidas envolvem ainda novos coronéis para reforçar a gestão e a ampliação do trabalho especializado de grupos como as Rondas Especiais (Rondesp). A nova lei também permite ao governador criar mais unidades e novos cargos, além da extinção de setores considerados obsoletos e inoperantes.
Na Polícia Civil (PC), por exemplo, foi criado o cargo de Delegado-Geral Adjunto de Operações e cinco novas Diretorias Regionais do Interior, ampliando a cobertura em áreas apontadas como estratégicas, como Porto Seguro, Feira de Santana e Juazeiro.
Para a Polícia Militar (PM), está prevista a abertura de 473 novos cargos de chefia e coordenação na mesma corporação.
Já os policiais da reserva terão a quantidade e o tempo de convocação ampliados. O número de policiais vai passar de 1.200 para 1.800 e o período de trabalho, de quatro para seis anos de atuação, tanto administrativa quanto operacional.
Outras medidas dizem respeito a criação de novos cargos na estrutura da Secretaria da Segurança Pública baiana (SSP-BA).

Região de Irecê
O governador Jerônimo Rodrigues, por ocasião do envio do projeto para apreciação da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, destacou a importância da escuta das pessoas que vivem nas localidades contempladas. Ele mencionou que as estruturas instaladas na região de Irecê, foi fruto de proposição do então prefeito de Irecê, Elmo Vaz, conforme consta no vídeo anexo. O fato, aparentemente simples, se revela importante para reforçar a relevância de se ter lideranças comprometidas com as bases, ocupando espaços estratégicos de governança.
Três municípios do Território de Irecê foram contemplados com a nova estrutura. A Companhia Independente da PM (CIPM) em Cafarnaum foi transformada em Batalhão, o mesmo ocorrendo com a CIPM/Xique-xique. Em Irecê, será instalado um novo Batalhão e sede da CPR – Companhia de Policiamento Rodoviário Centro Norte.
Veja o que há de novo nas estruturas físicas:
· Salvador (Itapuã e Nordeste de Amaralina) – Novos batalhões;
· Feira de Santana – Novo batalhão e Rondesp Leste;
· Eunápolis – Novo batalhão;
· Luís Eduardo Magalhães – Novo batalhão;
· Jacobina – Novo batalhão;
· Valença – Novo batalhão;
· Candeias – Novo batalhão;
· Jequié – Novo batalhão;
· Alagoinhas – Novo batalhão e sede do CPR Litoral Norte;
· Irecê – Novo batalhão e sede do CPR Centro Norte;
· Cafarnaum – Transformação de CIPM em batalhão;
· Monte Santo – Transformação de CIPM em batalhão;
· Conceição do Jacuípe – Transformação de CIPM em batalhão;
· Cachoeira – Transformação de CIPM em batalhão;
· Xique-Xique – Transformação de CIPM em batalhão;
· Maragogipe – Sede da CIPE Recôncavo;
· Juazeiro – Companhia de Policiamento Rodoviário.