– Visando romper o tabu ainda predominante no seio das famílias, campanha visa conscientizar sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, para salvar outras vidas e promover bem-estar social –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Promovida pela Dia Center, clínica de hemodiálise de Irecê, ocorreu no último domingo, 20, a primeira “Green Run”, corrida rústica com o tema ‘Doe vida, corra por esperança’. A atividade faz parte das ações relacionadas com o Setembro Verde, mês definido pelo Ministério da Saúde desde 2014, com a finalidade de estimular informações e debates sobre transplantes de órgãos e tecidos, que são vistos, ainda, com forte ceticismo por parte da população.
De acordo com o Ministério da Saúde, as campanhas desenvolvidas em todo o Brasil, ao longo da definição do Setembro Verde, tem como focos fundamentais romper o tabu que ainda é muito forte entre as famílias de potenciais doadores e ampliar positivamente os indicadores de doações, salvando milhares de vidas.
A evolução da doação de órgãos no Brasil é marcada por um histórico de avanços técnicos, desde o primeiro transplante renal em 1964, passando por uma estagnação inicial, e culminando na consolidação de um sistema público robusto (SUS) que alcança recordes de transplantes, como mais de 30 mil em 2024. A evolução se dá através de inovações tecnológicas, campanhas de conscientização, leis de incentivo e o aprimoramento logístico das Centrais de Transplantes.
De acordo com os organizadores da ‘Green Run’, a corrida tem um poder muito grande, especialmente entre os praticantes, de potencializar a visibilidade da campanha. “Foi um ato muito importante, com cerca de 350 corredores, que nos ajudaram na visibilização da campanha. Estamos bastante felizes com os resultados”, disse a psicóloga da empresa promotora, Micaelli Barreto.
O evento contou com uma logística bem estruturada, presença de ambulância e equipe médica, sonorização, dessedentação ao longo do percurso, estrutura de segurança, serviços de primeiros socorros, carros para testes rápidos, café da manhã e animação desenvolvida por profissionais das área de educação física e shows musicais após a corrida, que medalhou todos os participantes que se inscreveram por meio da doação de um quilo de alimento. O evento foi avaliado positivamente pelo público que já aguarda pela segunda edição.
GALERIA







