Mobilização incentiva o autocuidado e leva atendimentos a todas as unidades de saúde do município.
Da Redação | Cultura&Realidade
A Prefeitura de Irecê, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensifica neste mês as ações do Novembro Azul, campanha nacional voltada à conscientização sobre a saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata. Com o tema “Cuidado que salva, atitude que protege!”, o município está promovendo uma série de atividades que reforçam a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento médico regular.
Durante todo o mês, estão sendo ofertados gratuitamente exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O exame é simples, feito por coleta de sangue, e tem papel fundamental na detecção precoce de alterações na próstata, aumentando as chances de cura da doença.
A campanha contempla homens, mulheres trans e pessoas não-binárias a partir dos 50 anos, além de indivíduos a partir dos 45 que apresentem fatores de risco, como histórico familiar da doença ou pertencimento à população negra. Pessoas com mais de um parente de primeiro grau diagnosticado antes dos 65 anos também podem realizar o exame a partir dos 40.
As coletas estão sendo realizadas nas próprias UBSs, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde. Entre os locais confirmados estão as unidades Paulo Freire, Vila Esperança, São Francisco, Boa Vista, Lagoa Nova, Itapicuru, Angical, Paraíso, Novo Horizonte e Centro, entre outras.
De acordo com o secretário de Saúde, Tarcísio Oliveira, a campanha busca fortalecer o cuidado com a saúde masculina e combater o preconceito que ainda impede muitos homens de procurar atendimento. “O Novembro Azul é mais do que uma campanha, é um convite à conscientização. Cuidar da saúde é um ato de coragem, e o exame de PSA pode salvar vidas. Queremos garantir que todos tenham acesso a essa oportunidade”, destacou.
A programação teve início no dia 10 de novembro e segue até o dia 28, passando por todas as unidades de saúde do município.
Fonte: Prefeitura Municipal de Irecê





