– O presidente do Consórcio de Saúde da Região de Irecê, prefeito Elmo Vaz, disse que 24 municípios do Território de Irecê serão contemplados com a ação, que será executada por meio do Consórcio Público de Saúde, em convênio com governo do estado. “A meta é zerar a fila de espera com cirurgias eletivas” –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Ação que vai iniciar neste mês de março, deverá se alongar por pelo menos 90 dias, para realizar 4 mil cirurgias eletivas e mais de 30 mil procedimentos de saúde, com foco, especialmente, na saúde da mulher. O anúncio foi feito segunda-feira, 7, pelo presidente do Consórcio Público de Saúde/Região de Irecê, Elmo Vaz, após reunião com o governador Rui Costa e a secretária estadual de saúde, Adélia Pinto.
“Serão cerca de 4 mil cirurgias e mais de 30 mil procedimentos, como colonoscopia, endoscopia, ressonância magnética e tomografia, dentre outros. Com o apoio das Prefeituras da região – que vão auxiliar na logística, transporte e alimentação das pacientes – vamos atender uma demanda reprimida e zerar a fila de espera. Estou animado e muito feliz”, comemorou Elmo Vaz.

Todas as estruturas clínicas poderão ser credenciadas para a realização dos procedimentos programados pelo mutirão. Estão previstas as presenças de carretas com laboratórios móveis para a realização de diversos tipos de análises clínicas, o que vai facilitar e acelerar os diagnósticos pré-cirúrgicos.
Durante o período do mutirão, que ainda não teve data anunciada para início, a Policlínica funcionará dia e noite, e também nos finais de semana, conforme disse o presidente do Consórcio Público de Saúde/Região de Irecê.