• INÍCIO
domingo, agosto 31, 2025
  • Login
Cultura & Realidade
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
Cultura & Realidade
No Result
View All Result

A importância do afeto familiar e o filme ‘Esqueceram de Mim’

REDATOR by REDATOR
7 de dezembro de 2020
in COLUNAS
0
Home COLUNAS
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
ADVERTISEMENT

COLUNISTA | Cultura&Realidade, por Diogeano Marcelo de Lima

De fato, 2020 é um ano que todos nós preferíamos esquecer, e não é por menos, muitas vidas ceifadas prematuramente, o caos econômico ocasionado pelas necessárias medidas de isolamento social, a briga política entre os negacionistas e a ciência, os efeitos psicológicos ocasionados pelo isolamento e o medo de perdermos um ente querido nessa luta contra a Covid-19.

No entanto, embora a pandemia ainda não esteja próxima do fim quanto desejaríamos, chegamos na reta final de 2020 e dezembro vem trazendo de volta todo o espírito natalino, com luzes piscantes e coloridas, casas decoradas, família reunida, o aroma da ceia que se aproxima e acima de tudo, a esperança de que um ano melhor virá.

Então, por ser apaixonado pelo Natal e por tudo o que ele representa, e especialmente por precisarmos tanto nesse momento, reavivar a nossa esperança de que a pandemia passará, decidi indicar dois filmes natalinos no mês de dezembro.

Realmente, não é uma missão fácil, uma vez que existem centenas de filmes sobre o tema. Então, adotei como critério tentar escolher os dois filmes que melhor retratam o espírito natalino, capaz de abrir um parêntese no meio da pandemia e nos fazermos olhar para o que é realmente essencial: a nossa família.

Dessa forma, a minha primeira indicação é “Esqueceram de mim”, um verdadeiro clássico dirigido por Chris Columbus e que revelou a estrela mirim Macaulay Culkin, e embora tenha sido lançado em 1990, é igual a aquela música que sempre quando toca nos traz a sensação de estarmos revivendo um dia especial.

Lista da vez: 5 Filmes alternativos para assistir no Natal - Mexido Digital
Capa do filme Esqueceram de Mim

“Esqueceram de mim” é exatamente dessa forma: um típico filme da sessão da tarde que retrata a quintessência da comédia familiar, ingênuo, amoroso e hiperbolicamente exagerado mas que não envelhece, conduz o expectador por uma trama envolvente capaz de nos causar surpresa sempre que assistimos novamente.

Cada detalhe do filme foi pensado justamente no tema do Natal, como por exemplo as casas todas decoradas, as luzes, os coros natalinos a tal ponto que, praticamente toda a decoração da casa onde se desenvolve a trama são nas cores natalinas: verde e vermelho, inclusive o telefone.

Uma curiosidade sobre o filme é que ele era um projeto secundário, que era visto com desconfiança pelos produtores, mas que conseguiu a maior bilheteria para o ano de 1990 ficando a frente de blockbusters como “Ghost – Do Outro Lado da Vida”, “Dança com Lobos”, “O Vingador do Futuro” e “Duro de Matar 2”. No final, despontou como a 8º maior bilheteria da década de 90, tendo custado 18 milhões de dólares e rendeu mais de 476 milhões ao redor do globo.

Tanto sucesso começou com uma criança esquecida pelos pais em casa quando todos deveriam estar no mesmo voo para a Paris. A liberdade e solidão de ficar em casa sem a vigilância e cuidados dos pais e ainda enfrenta dois “perigosos” bandidos que tentam roubar a sua casa se aproveitando de que a mesma estaria “vazia” durante o natal, trouxe um enredo divertido capaz de tirar boas gargalhadas do expectador.

Mais que uma comédia sobre uma criança perseguido por ladrões, “Esqueceram de Mim” é um filme que transmite maravilhosas mensagens como da importância da família e da necessidade de estarmos perto das pessoas que nos amam, o protagonista Kevin, ao enfrentar a solidão e tantos problemas, acaba passando por um processo que ao final o torna uma pessoa melhor.

Crédito: Reprodução da Internet. Cena do filme Esqueceram de mim. - Próximo  Capítulo

“Esqueceram de mim”, nos faz lembrar que é normal haver problemas e pequenas desavenças no seio familiar, no entanto, o que torna uma família perfeita não é a ausência de problemas, mas sim a capacidade dos membros do núcleo familiar de lhe darem com as situações do cotidiano que nos fazem entrar em atrito com um irmão ou com os nossos pais.

No caso específico do filme, o pequeno protagonista Kevin foi posto de castigo por brigar com o seu irmão, e diante o castigo imposto por sua mãe desejou não ter família. É comum situações como esta em nossas famílias que exigem a reação altiva dos pais o que não implica em maldade, mas uma das formas em que o amor se expressa.

No geral, não consigo visualizar este filme com outro ator mirim que não seja o pequeno prodígio  Macaulay Culkin, com uma atuação impecável que ganha o coração do expetador, é um dos principais responsáveis por este filme ter tido o sucesso que teve.

Se você já assistiu a este filme, convido-o a assistir novamente, dessa vez, junto com os seus filhos, caso tenha, sem sombra de dúvidas será uma experiência incrível, pois embora se trata de um filme com mais de 30 anos, muitas crianças ainda não tiveram a oportunidade de conhecer a obra, e claro, com certeza irá se divertir bastante como se o estivesse assistindo pela primeira vez, pois, sem dúvidas, se trata de um filme atemporal que traz mensagens ótimas para um ano tão turbulento como está sendo o de 2020.

Como dica bônus, recomendo assistir “esqueceram de mim 2” que repete parte da fórmula do primeiro, ambientado no natal e o nosso pequeno herói enfrentando os mesmos criminosos, mas não deixa de ser um ótimo programa familiar.

Caso queira conhecer um pouco mais da história desse grande sucesso, recomendo também que assistam a série da Netflix: “filmes que marcaram época”, que em um dos episódios conta a história por trás da produção de “Esqueceram de mim”.

Não encontrei o filme em nenhum catálogo da Netflix ao da Amazon, mas o mesmo pode ser facilmente encontrado no YOUTUBE.

Essa foi a minha indicação da semana, e para vocês, qual o filme natalino que marcou a sua infância? A indicação do próximo filme natalino virá na data de 21 de dezembro de 2020.

Dicas, sugestões e feedback’s podem ser feitas via direct no meu instagram: @diogeanomarcelo

Diogeano Marcelo de Lima:
advogado, colunista,
palestrante e pesquisador.

Tags: destaque
Previous Post

Convulsões e perda de consciência, doença misteriosa deixa centenas de hospitalizados e uma morte na índia

Next Post

Câmara muda leis de trânsito e aumenta validade da CNH para dez anos; veja novas regras

Next Post

Câmara muda leis de trânsito e aumenta validade da CNH para dez anos; veja novas regras

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas notícias

Murilo Franca autoriza requalificação de residências atingidas por fogo

Murilo Franca autoriza requalificação de residências atingidas por fogo

29 de agosto de 2025
Festival de Cinema da Chapada Diamantina

Festival de Cinema da Chapada Diamantina

27 de agosto de 2025
Divino Espírito Santo como patrimônio cultural e imaterial da Bahia

Divino Espírito Santo como patrimônio cultural e imaterial da Bahia

26 de agosto de 2025
Ireceense de 12 anos é campeã do ‘Pequenos Gênios’, da TV Globo

Ireceense de 12 anos é campeã do ‘Pequenos Gênios’, da TV Globo

25 de agosto de 2025
Preocupações com possível colapso hídrico na região de Irecê, reúne políticos

Preocupações com possível colapso hídrico na região de Irecê, reúne políticos

24 de agosto de 2025
Crise de água em Mirorós, novos debates sobre abastecimento na região

Crise de água em Mirorós, novos debates sobre abastecimento na região

22 de agosto de 2025

Urgente

STF frustra professores, que esperavam receber 60% dos precatórios Fundef

24 de março de 2022

Tem criminosos aplicando o golpe do emprego com a marca do Sebrae

21 de março de 2022

Elmo Vaz e Luizinho deverão disputar as eleições deste ano

6 de março de 2022

Acidente mata mãe e filha entre Lapão e Irecê

7 de fevereiro de 2022

S. Francisco: comunidades ribeirinhas podem ser submersas

14 de janeiro de 2022

Polêmica em Central: prefeito é cassado e vice toma posse

13 de janeiro de 2022
Cultura & Realidade

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade

Navegação

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Fale Conosco

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade