– Plano estratégico, capacidade executiva, programação, gastronomia, tradições culturais e organização, garantem a Irecê, pelo segundo ano consecutivo, o título de “Melhor São João da Bahia. O evento, segundo dados divulgados, promove incremento de R$ 150 milhões na economia local, com fluxo de forrozeiros na ordem de 100 mil pessoas/dia –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
O prêmio Band Expresso Forró, conferiu a Irecê, pelo segundo ano seguido, o título de melhor festejo de São Joao da Bahia. Para definir o título, o programa compôs três equipes multidisciplinares, formadas, dentre outros segmentos, por artistas e especialistas em promoção de eventos, que visitaram as 35 cidades que mais investem nos festejos, onde avaliaram a programação, estrutura, aspectos culturais, gastronomia e organização. Por fim, realiza votação por meio eletrônico, aberta, por meio de formulário constando a relação das cidades, para a população avaliar. Esta foi a metodologia que levou Irecê ao “bi”.
A cerimônia para entrega do troféu foi realizada quarta-feira (05), na sede da emissora, no Bairro da Federação, em Salvador. “Não tenho palavras para agradecer! É motivo de celebração e de muita responsabilidade”, afirmou o prefeito Elmo Vaz, para logo em seguida enaltecer o apoio do Governo do Estado e compartilhar o sucesso dos festejos juninos com a coordenação do São João, servidores do município e com a população.
Durante a entrevista, Elmo fez uma saudação especial também aos visitantes que prestigiaram a cidade e as forças de segurança pública pelo apoio fundamental nos cinco dias de folia. Este ano, levando em conta todos os espaços montados pela Prefeitura, 120 atrações musicais promoveram mais de 150 horas de festa e mais de 500 mil pessoas circularam pelo circuito, segundo dados da Central de Reconhecimento Facial.
Muito além do Entretenimento, graças ao São João de Irecê, apenas em junho, foram criados 4.000 empregos diretos e indiretos e mais de 150 milhões de reais foram injetados na Economia local – aumento de 45% em relação aos meses anteriores. “Temos de agradecer a Deus pela oportunidade de valorizar nossa Cultura e manter nossas tradições, com a certeza de que vamos continuar na mesma pegada e no próximo ano faremos uma festa ainda melhor”, garantiu o prefeito Elmo Vaz.
O giro da economia, conforme disse a assessoria de comunicação da Prefeitura, foi avaliado pela movimentação de cartões de crédito e consultas de negócios junto a instituições do setor.