– Mais um anúncio de licitação para requalificação da estrada, revoltou mais ainda a população. “Já nos enganaram diversas vezes com promessas e anúncios que nunca se confirmaram na prática”, diz manifestante que se encontra no contorno da BA-052/Cafarnaum. “Já são mais de 10 anos de enrolação”, diz outro –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade, por João Gonçalves
Desde as primeiras horas desta segunda-feira, 14, agricultores e outras categorias de usuários, fecharam o contorno da BA-052, que a liga ao distrito de Segredo, em Souto Soares, passando pelos municípios de Cafarnaum e Mulungu do Morro, conhecida por “BR-122”. O protesto teve início nas primeiras horas da manhã, sem horário definido para terminar. Os coordenadores do movimento só estão permitindo passagens de ambulâncias.
O motivo da paralisação é o cansaço dos usuários da “BR-122”, com as sucessivas promessas de governos e políticos, que há cerca de 10 anos prometem a requalificação do trecho, mas as obras tem sido sucessivamente proteladas.
Ex e atuais prefeitos dos municípios de Cafarnaum e Mulungu do Morro, estiveram em audiência com o governador Rui Costa e com o ex-governador e atual senador Jacques Wagner, bem como, com o secretário estadual de infraestrutura Marcus Cavalcanti, sempre acompanhados dos seus respectivos representantes parlamentares, tendo a estrada como principal pauta. Em todas as agendas, promessas foram feitas, até com datas marcadas para início das obras, mas tudo não passou de ensaio para fotos nas redes sociais, sem que nada de concreto ocorresse.
PROTESTOS COMEÇARAM NAS REDES SOCIAIS
Os protestos desta segunda-feira começaram nas redes sociais. A atual diretora de Agricultura do Município de Cafarnaum, Nanda Bastos, após ouvir diversas reclamações de agricultores que usam a rodovia, reclamou em suas páginas nas redes sociais. A partir daí, a população começou a se manifestar, tanto nas redes sociais, como presencialmente, inclusive com xingamentos aos políticos, como Wagner, Rui Costa, deputados Diego Coronel, Fabíola Mansur e outros.
Em ato contínuo, internautas puxados por Nanda e Léo Cavalcante, iniciaram uma verdadeira avalanche nas lives do governador Rui Costa, cuja conta do Instagram abriu diálogo público com Nanda e prometeu a publicação do Edital de Licitação, o que ocorreu neste mês de fevereiro.
Com a publicação do Edital de Licitação, muitos deputados, como Diego Coronel (PSD), Fabíola Mansur (PSB) e Marcelino Galo (PT), se anunciaram pai da criança, enviando mensagens pelas redes sociais, anunciando a ação governamental.
“O resultado foi a revolta da população que não quer mais saber de anúncios que nunca foram cumpridos. O que queremos mesmo é ver a obra iniciar e ser concluída”, disse um agricultor que está participando do protesto, no contorno da BA-052, com a “BR-122”.
É… promessa que não se cumpre, tem limite. Para os cafarnauenses, mulunguenses e usuários daquela estrada, o limite chegou.