– Quase 150mm de chuvas em menos de uma hora, com intenso vendaval e raios, assustou a população de Irecê. Prefeito Murilo Franca instalou Comissão de Emergência e acionou o governador Jerônimo Rodrigues –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
As previsões do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia se confirmaram e pelo menos 153 cidades baianas, com sinal de alerta, sofreram com os impactos das chuvas desta sexta-feira, 2. O sinal de alerta do instituto, chama a atenção para riscos de temporais ainda neste sábado, 3.
Na mesma divulgação, o Inmet previa chuvas entre 20 e 50mm e ventos de até 60km/h para a cidade de Irecê, que, entretanto, recebeu 138mm de chuvas e um vendaval de cerca de 90km/h, provavelmente os maiores da história da cidade.
O alerta do Inmet abrange cidades do centro-sul, sul, oeste do estado e a região do Vale São Francisco. Além de Irecê, as cidades mais afetadas, até as últimas informações, foram Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães, Alcobaça, Eunápolis. Registros do G1 dão conta de fortes estragos em outras cidades do Estado.



Prefeito Murilo Franca reúne equipe de emergência
Ainda na sexta-feira, 2, à noite, o prefeito Murilo Franca instalou equipe de emergência, para acompanhar, avaliar e adotar as medidas necessárias de suporte à população. Além da Defesa Civil, as secretarias de infraestrutura, assistência social, de saúde, meio ambiente, Superintendência de Trânsito Municipal, Ascom e administração, compõem a equipe de emergência convocada, para ação imediata e prontidão.
Ainda na noite de sexta-feira, o secretário Alan Franca, da administração, visitou diversas localidades e registrou danos, como queda de árvores, destruição de pavimentações, quedas de postes e alagamentos residenciais. As localidades onde a macrodrenagem ainda não contemplou, foram as mais afetadas.
Chuvas em abundância, danos e benefícios
“O clamor do nosso povo a Deus, para que mandasse chuvas, foi atendido. Chuva em abundância, favorecendo o reabastecimento dos nossos mananciais e as famílias do campo que produzem alimentos, o que é fundamental para a vida. Aqui na cidade, a nossa equipe de governo está em operação e de prontidão pelo tempo necessário, para atender à comunidade e todas as pessoas, no que for preciso, para minimizar os impactos gerados pelas chuvas de quase 150mm em pouco menos de uma hora”, disse o prefeito Murilo Franca (PSB), ao site Cultura&Realidade, ao fazer um balanço das chuvas ocorridas na tarde/noite desta sexta-feira, 2.
De acordo com ele, “lugar nenhum, estrutura nenhuma, comporta o volume de chuva, com a intensidade e velocidade dos ventos, em tão pequeno espaço de tempo, como ocorreu, sem algum transtorno. O certo é que, não fosse as estruturas de macrodrenagem recentemente construídas, a cidade estaria no mais completo caos”, pontuou.
O prefeito disse que determinou que todas as equipes ficassem de plantão, dando suporte às famílias e às residências atingidas, fazendo diagnósticos constantes e operando as máquinas nos pontos mais emergenciais e mais afetados pelas chuvas”, destacou o prefeito.
Murilo Franca também já acionou o governador Jerônimo Rodrigues, solicitando suporte de orgãos do estado para as ações de apoio à população e recomposição das estruturas afetadas.
Após reunião da manhã deste sábado, 3, deverá ser divulgada uma nota dos principais estragos causados pelas chuvas e as providências adotadas para minimização dos impactos.
GALERIA DE ESTRAGOS EM IRECÊ: REGISTROS DE POPULARES E DA PREFEITURA










