– Fruto de exitosa articulação política, liderada pelo ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, uma nova estrutura de engenharia vai promover autonomia da barragem de Mirorós, para a produção de alimentos, sem prejuízos para a segurança hídrica para outros empreendimentos, consumo humano e dessedentação animal –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Um dia histórico para a região de Irecê. É assim que está sendo considerada esta terça-feira, 30 de setembro de 2025, com o anúncio dado pelo ministro da Casa Civil Rui Costa, assegurando recursos no PAC – Plano de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, na ordem de R$ 350 milhões, para construção de uma nova estrutura hídrica para abastecimento humano, empreendimentos comerciais, industriais e dessedentação animal, de modo a priorizar a água da “Barragem de Mirorós”, para produção de alimentos no DIPIMI – Distrito do Perímetro Irrigado de Mirorós.
O ex-prefeito de Irecê Elmo Vaz, que liderou a comitiva e patrocinou a iniciativa, manifestou total contentamento com a decisão do ministro. “Estamos bastante satisfeitos com o anúncio do ministro Rui Costa, que atendeu o nosso pedido. Garantir autonomia aos irrigantes de Mirorós, com segurança hídrica para outros empreendimentos, consumo humano e dessedentação animal, é muito importante para estabelecer tranquilidade a todos os segmentos que precisam de água”, disse.
De acordo com Elmo, “o recurso está assegurado pelo Governo Federal e agora é com a Embasa, a missão de definir, tecnicamente, a melhor estrutura para o investimento. Defendo a perenizado do Rio Verde, com reforço das águas do rio São Francisco, favorecendo de forma sólida e longeva, a segurança hídrica para todos os segmentos da região”, pontuou.
A comitiva contou ainda com a presença do prefeito de Irecê, Murilo Franca, do prefeito de Ibipeba, Dr. Rhallber Vieira, do prefeito de América Dourada e presidente da Unipi, Joelson Cardoso, além do deputado Neto Carletto, do presidente estadual do Avante, Ronaldo Carletto, o vice-prefeito Tertinho, vereadores e a secretária da mulher em Irecê, Meire Joyce.