– A Catedral Bom Pastor, da Paróquia São Domingos de Gusmão, no centro de Irecê e a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Alto do Moura, acolherão amigos, familiares e fiéis nestes dias 6 e 7, para as missas de 7º Dia em homenagem à Professora Maria Emília Belém –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Após longos anos lutando pela vida, enfrentando uma enfermidade crônica, a professora Maria Emília Belém não resistiu e faleceu quinta-feira, 31, em Salvador. A notícia repercutiu nas diferentes redes de pessoas que a conheceram, como colegas de profissão e milhares de alunos que tiveram a oportunidade de estudar com ela, em sala de aula, ou na condição de diretora na extinta ESAGRI – Escola Agrícola da Região de Irecê, por onde passou muitos profissionais renomados, que posteriormente se revelaram lideranças políticas e empresariais de sucesso, a exemplo dos ex-prefeitos Zé das Virgens e Zé Carlos da Cebola.
Embora tenha passado a maior parte da sua vida em Irecê, onde empenhou suas habilidades profissionais e defesa da boa educação da juventude, seus familiares ascendentes são de Morro do Chapéu, onde seu corpo foi velado e sepultado.
Uma das passagens de Emília, como era conhecida, marcou muito, quando decidiu morar na escola, para fazer frente às necessidades dos cuidados com os alunos que tinham de pernoitar no alojamento. À época, a escola vivia momentos críticos de cortes orçamentários, com ausências de profissionais e cuidadores. Neste momento difícil, ela assumiu a responsabilidade de cuidar do patrimônio público, para que não tivesse suas portas fechadas e zelar pelos estudantes como se fossem seus filhos.
Seu amor e carinho para com o público alvo da sua missão, viraram um símbolo que os alunos da sua época carregam, muitos deles, como princípio de vida e amor ao próximo. Por isso mesmo, a sua morte causou consternação em todos aqueles que a conheceram.






MISSAS DE 7º DIA
Em nota de agradecimento aos diversos manifestos de sentimento e solidariedade, os familiares da Professora Emília agradecem e convidam para duas missas em homenagens póstumas. Diz a nota:
“Os familiares de MARIA EMÍLIA BELÉM DE SOUSA convidam a todos para a MISSA DE SÉTIMO DIA, a ser realizada na próxima quarta-feira (06/09), às 19h30, na Igreja Matriz Bom Pastor, na Paróquia São Domingos de Gusmão, Centro, em Irecê, e, também, na quinta-feira (07/09), às 18h, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Alto do Moura, também em Irecê.
Maria Emília dedicou seus serviços à educação baiana na Escola de Agricultura da Região de Irecê (ESAGRI), entre os anos de 1979 a 2006, atuando como professora, diretora e vice diretora, contribuindo para a formação educacional, técnica, cidadã e, sobretudo, humana.
Em sua caminhada cristã, contribuiu com empenho na construção da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no bairro Alto do Moura, onde também atuou como legionária no grupo missionário Legião de Maria.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos que dedicaram orações e ações de solidariedade em todo o processo de seu tratamento e homenagens após a sua passagem. Nesse momento de profunda saudade expressamos aqui a nossa gratidão.”