• INÍCIO
terça-feira, abril 7, 2026
  • Login
Cultura & Realidade
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
Cultura & Realidade
No Result
View All Result

Ibicoara estreia feira literária

REDATOR by REDATOR
7 de abril de 2026
in BAHIA
0
Home BAHIA
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
ADVERTISEMENT

Evento celebra a oralidade e a cultura popular com programação gratuita e diversa na Chapada Diamantina.

Da Redação | Cultura&Realidade

A cidade de Ibicoara, localizada na Chapada Diamantina, sediará pela primeira vez a FLIBIC Feira Literária de Ibicoara, nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2026. Com o tema “O Poder da Oralidade na Literatura e Cultura Brasileira”, o evento surge como um espaço de encontro, celebração e valorização das múltiplas vozes que compõem o território chapadeiro, onde a tradição oral desempenha papel fundamental na preservação da memória e da identidade local.

Com programação totalmente gratuita, a feira promete movimentar o município com uma série de atividades culturais e educativas. Estão previstas mesas literárias, lançamentos de livros, oficinas, saraus, espetáculos, exposições e intervenções artísticas. Além disso, o público poderá visitar uma feira de livros com participação de editoras baianas e uma área voltada à economia criativa, reunindo artesanato e produtos regionais. A programação inclui ainda o FLIBrincante, espaço especialmente dedicado ao público infantil.

As atividades acontecerão em diferentes pontos da cidade, contemplando tanto a sede quanto a zona rural. Entre os locais confirmados estão o Ginásio Poliesportivo e o Colégio Estadual de Tempo Integral de Ibicoara, na sede, além do Circo Redondo e do Museu Igaraçu, situados na comunidade do Campo Redondo.

A proposta da FLIBIC vai além dos dias oficiais do evento. Diversas ações preparatórias já vêm sendo realizadas, como oficinas criativas em escolas públicas, pintura de mural coletivo e um concurso literário aberto à comunidade. Entre os destaques dessas atividades estão oficinas de geotintas, muralismo poético, fotografia e introdução à Libras, iniciativas que fortalecem o vínculo dos jovens com a arte e deixam um legado educativo duradouro.

Idealizada pelo Coletivo Baobá, formado por produtores culturais, educadores, curadores e artistas da região, a feira busca valorizar a leitura, a arte e a cultura popular em formatos acessíveis e conectados à realidade local. A proposta tem como protagonista a palavra falada, reconhecida como guardiã de parte significativa da história de Ibicoara.

Com pouco mais de 20 mil habitantes, o município é marcado por sua natureza exuberante, pela força da agricultura familiar e por uma rica tradição cultural. Esses elementos serão celebrados ao longo dos três dias da feira, reforçando o potencial da cidade como polo cultural da Chapada Diamantina.

A FLIBIC também representa um passo importante para inserir Ibicoara no circuito dos grandes encontros literários da Bahia, destacando a força da oralidade e das tradições que caracterizam a região como um território de cultura viva e pulsante.

O evento foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários número 01 de 2024, por meio do Programa Bahia Literária, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon. O edital integra a modalidade de fomento à execução de ações culturais, conforme previsto no Decreto Federal número 11.453 de 2023, na Política Estadual de Cultura Lei número 12.365 de 2011, no Plano Estadual de Cultura Lei número 13.193 de 2014, no Plano Estadual de Educação da Bahia Lei número 13.559 de 2016 e na Lei Federal número 14.133 de 2021.

A feira também conta com apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, vinculado à Secretaria de Educação do Estado, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.

De acordo com a coordenadora da feira, Lia, a proposta do evento é reconhecer e valorizar os artistas locais e suas expressões culturais. “Falar de arte, de cultura é enxergar todos esses artistas que vieram e valorizar o que já existe, porque temos muita coisa. Posso citar o reisado, a quadrilha, os artesãos locais, os escritores, poetas, cantadores, rimadores, muita gente que traz a literatura através da fala, da oralidade”, destacou.

Tags: destaqueFEIRAA LITERARIAFLIBICIBICOARA
Previous Post

Final de semana em Presidente Dutra. Saiba a programação completa da Rainha da Pinha

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Ultimas notícias

Cebola dispara 35% em Irecê

Cebola dispara 35% em Irecê

6 de abril de 2026
Justiça pode bloquear valores de devedores, mas medida não é automática

Justiça pode bloquear valores de devedores, mas medida não é automática

6 de abril de 2026
Empresa se manifesta sobre casos de contaminação óptica

Empresa se manifesta sobre casos de contaminação óptica

3 de abril de 2026
Governo garante isenção previdenciária a agricultores

Governo garante isenção previdenciária a agricultores

31 de março de 2026
Irecê se prepara para noite de fé e emoção

Irecê se prepara para noite de fé e emoção

31 de março de 2026
Licença-paternidade é ampliada no Brasil

Licença-paternidade é ampliada no Brasil

31 de março de 2026

Urgente

STF frustra professores, que esperavam receber 60% dos precatórios Fundef

24 de março de 2022

Tem criminosos aplicando o golpe do emprego com a marca do Sebrae

21 de março de 2022

Elmo Vaz e Luizinho deverão disputar as eleições deste ano

6 de março de 2022

Acidente mata mãe e filha entre Lapão e Irecê

7 de fevereiro de 2022

S. Francisco: comunidades ribeirinhas podem ser submersas

14 de janeiro de 2022

Polêmica em Central: prefeito é cassado e vice toma posse

13 de janeiro de 2022
Cultura & Realidade

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade

Navegação

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Fale Conosco

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade