Esta semana Irecê foi palco de um efeito excepcional do barbeiro e maratonista Matheus Marques, 30 anos, que mudou a rotina de vida ao se cruzar com um infarto na UPA de Irecê. Em pouco mais de 3 anos, ele consolidou uma vitória importante contra a depressão, a obesidade e se ressignificou para a vida
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Aos 26 anos e alguns meses, o jovem barbeiro Mateus Marques de Jesus chegou na UPA/Irecê, pedalando a sua bike. Ele não se sentiu bem e procurou a unidade de saúde para ver o que estava ocorrendo. A enfermeira tomou um susto. Matheus estava em um princípio de infarto. Ele ficou apavorado e a sua família também, ao saber do diagnóstico.
Com 150kg distribuídos no corpo de 189cm, ele não imaginava a dimensão do problema. Atendido, ficou algumas horas em observação e foi liberado, levando consigo, orientações para a mudança de estilo de vida. Desde então, ele estabeleceu uma rotina de alimentação saudável e atividades físicas.


“Iniciei com caminhadas, sob a orientação do professor Ricardo Ramalho e logo em seguida me envolvi no Ruanners Club, um grupo de corredores amadores, dirigido até então pela corredora Bruna Bento, que me acolheu com muito carinho. Ali comecei mudar a minha vida”, diz Matheus, atualmente membro do Clube Elite da Melancia.
Ao longo dos últimos 3 anos e 5 meses, Matheus perdeu55kg e realizou fatos históricos para um corredor amador, em processo de recuperação de saúde física e mental. “Cheguei a ter depressão, mas a corrida e as boas relações que este esporte me oportunizou, me tornou outra pessoa”, afirma.
Após um período de treinamento, ele resolveu participar da primeira corrida, sem maiores pretensões. Sua primeira medalha ele recebeu na corrida do SESC, realizada em 2022, em Irecê. De lá até aqui, já foram mais de 50 medalhas colecionadas. Em janeiro de 2025, participou da sua primeira maratona, em Salvador, alcançando um tempo inferior a 4 horas e no último dia 25, realizou outro marco histórico para a sua vida, ao correr 60km, para celebrar o seu aniversário de 30 anos. “Quis correr o dobro da minha idade e consegui, com apoio de meus amigos Wilis, Ricardo, Dedé Negão, Meandro e Dal”, disse, feliz da vida, citando amigos que dividem com ele, as alegrias dos treinos e corridas de final de semana na região.
OS 60KMs
Para celebrar o seu aniversário, ele decidiu comemorar correndo. Logo após a meia noite do último dia 24, ele se deslocou para o entroncamento da BA-052/Cafarnaum. Era 1h40, quando iniciou a corrida com Wilis e Dedé Negão, que correram até os 30km, momento em quesaudaram a nova idade do “menino superação”.
Com suporte de Dal, na direção do veículo, contendo calçados, vestuários, sinalizadores e alimentos para reposição nutricional, ele cruzou os 60km no centro de Irecê, com 6h21 de movimento.
Questionado sobre o seu próximo desafio, ele não demora na resposta: “meu sonho é correr ultramaratona de 100km, realizada anualmente entre Mundo Novo e Morro do Chapéu. Este ano não teve, mas estou me preparando para o ano que vem”, concluiu.







