– Reconhecidos colunistas de Salvador, pautaram o desempenho do prefeito de Irecê, que contribuiu com a grande virada na região de Irecê, onde ACM Neto ganhava na maioria dos municípios, no início da campanha. Nesta matéria, Elmo cita os principais parceiros para a obtenção do resultado e rechaça qualquer novo desafio político, antes de conclusão do mandato de prefeito –
DA REDAÇÃO I Culutra&Realidade
Dois tradicionais diários da Capital baiana, A Tarde e Tribuna da Bahia, destacaram o nome do prefeito Elmo Vaz, esta semana. Ambos ressaltaram a importância participação do prefeito nas ações desenvolvidas no Território de Irecê, a favor da campanha do governador eleito, Jerônimo Rodrigues.
O jornalista Paulo Roberto Sampaio, na coluna “Laiser”, de A Tarde, carimbou: “Elmo Vaz (PSB) saiu grande dessa eleição. O prefeito de Irecê abraçou a campanha de Jerônimo Rodrigues (PT) desde o início, fez um dos eventos do PGPs de maior repercussão durante a campanha e coordenou a campanha no território. Resultado: 110 mil votos de frente para o petista na região da rota do feijão. Na cidade também mostrou força e ganhou de cabo a rabo desde o 1º turno. Há quem diga que deve ser devidamente recompensado. Começam especulações de ser um dos conselheiros do governador eleito”, diz a nota.
Levi Vasconcelos, da Tribuna da Bahia, foi na mesma linha. “Dizem nos meios políticos que Elmo Vaz (PSB), prefeito de Irecê, saiu da campanha deste ano com a bola cheia. Abraçou desde o início a campanha de Jerônimo, ganhou de cabo a rabo na cidade dele e emplacou mais de 110 mil votos de vantagem na região. Elmo já é prefeito reeleito e dizem que ele é quem vai apitar forte nos movimentos visando 2024. Falam que será um dos conselheiros de Jerônimo”.
Colunistas destacam atuação de Elmo Vaz, na campanha de |Jerônimo Rodrigues – Imagens: Prints das publicações
OS FATOS
Não custa lembrar que o candidato do PT, apontado como natural, seria o senador e ex-governador Jacques Wagner, que abdicou logo nos primeiros dias, justificando opção pela composição da coordenação da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva, à Presidência da República. “O Brasil precisa da nossa força, para melhor ajudar a Bahia. Vou dar minha contribuição, para Lula voltar para a presidência”, disse ele, à época.
Enquanto isso, ACM Neto estava com a sua tropa de choque em campo, em plena pré-campanha, cooptando prefeitos ou seus opositores e zombando da indefinição governista. Liderou a preferência dos baianos por maior tempo de pré-campanha e campanha.
FATOR OTTO – O grupo formado pelos partidos que compõem o arco da aliança liderada pelo PT na Bahia, diante da renúncia de Wagner, indicou o nome do também senador Otto Alencar (PSD) que desde o seu ingresso no grupo, na primeira eleição de Wagner, sentou na cabine da locomotiva e nunca titubeou na sua lealdade e disposição em servir ao projeto petista na Bahia.
Mas resistência da ala mais radical do Partido dos Trabalhadores levaram o senador a manter sua candidatura à manutenção da sua cadeira no Senado da República. “Continuarei firme e leal, na luta pela unidade e coesão do nosso grupo, como sempre o fiz”, disse o senador.
A indecisão governista demonstrava fragilidade e até se disseminou que haveria uma candidatura “laranja”, como se uma aliança velada entre o PT nacional e ACM Neto, para se garantir o apoio deste, vendendo-se a ideia de que o neto do velho ACM era imbatível. E de fato os indicadores iniciais das pesquisas de intenção de votos, sinalizavam isso.
No Território de Irecê, em 12 dos 20 municípios, ACM Neto liderava a tendência de voto, quando confrontado com o agrônomo e ex-Secretário da Educação e do Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues. Foi neste cenário que o prefeito Elmo Vaz foi convidado a coordenar a campanha do petista. Ele aceitou logo depois da primeira grande ação do ‘carlista’ na região de Irecê, que prometeu desmontar as esperanças do grupo governista.
Entre os coordenadores da campanha de Neto na região, figuraram expoentes como o prefeito de Xique-Xique Reinaldo Braga Filho, o empresário Ângelo Dourado (da emissora de rádio Caraíbas FM) e Hermenilson Carvalho, ex-prefeito de Lapão.
A estratégia adotada pela coordenação de Neto foi de visitar todos os municípios, mostrando sua força em cada lugar, causando enorme expectativa entre os grupos políticos de lado a lado.
INÍCIO DA VIRADA – Na semana seguinte, o prefeito de Irecê, em caravana com outros da base aliada governista, rumou para a Capital, onde se reuniu com a coordenação do candidato governista e definiram as primeiras ações, como a grande “carreata de três pernas”, saindo das direções leste, oeste e sul da região, com destino a uma grande concentração em Irecê, contando com a presença do novo candidato e da cúpula política do grupo.
Iniciou-se aí, a demolição das esperanças oposicionistas. Neto teve de retornar a Irecê por mais duas vezes, além de diversas entrevistas às emissoras de rádio locais e mesmo assim não conseguiu evitar a sangria que as ações desenvolvidas pela comissão de prefeitos da região estava a promover nos seus indicadores mais significativos.
A virada ocorreu em questão de dias. Em todos os municípios em que a tendência dos eleitores era favorável a Neto, a exemplo de Morro do Chapéu, Jussara, João Dourado, Uibaí, São Gabriel, Itaguaçu da Bahia, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Cafarnaum, Ipupiara e Xique-Xique, começaram a se movimentar em favor de Jerônimo Rodrigues.
PRINCIPAIS PARCEIROS – Em sua reconhecida atuação nas eleições deste ano, Elmo Vaz teve a colaboração de prefeitos como Márcio Messias (Lapão), Orlando Amorim (Barro Alto) e Robertão (Presidente Dutra), dentre outras lideranças regionais, que ajudaram o candidato de Rui Costa a virar o jogo em toda região, no momento de muita dificuldade.
Questionado pelo Cultura&Realidade, sobre alguma chance de assumir um novo desafio político, Elmo Vaz foi taxativo: “Atuei para cumprir a minha missão junto ao nosso grupo e estou no mandato que o povo de Irecê me delegou. Até lá este é o meu desafio. Depois de 2024 estarei à disposição, para colaborar. Até lá, repito, meu compromisso é com o município de Irecê”, destacou.