– Dias Toffoli, com histórico de problema pulmonar, foi internado neste final de semana, com problemas do aparelho respiratório –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Apesar da assessoria dizer que não sabia da internação dele, neste final de semana, a verdade é que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, 54 anos, foi internado neste fim de semana no Hospital DF Star, em Brasília.
De acordo com as informações levantadas pelo colunista Igor Gadelha, do Metrópole, Tofolli foi diagnosticado com um processo alérgico no pulmão. Na noite desse sábado (5/2), a coluna apurou que Toffoli passou por exames do pulmão. Havia a suspeita de que o ministro poderia estar com Covid-19, o que foi descartado.
HISTÓRICO
Em 2020, quando ainda era presidente do STF, Dias Toffoli teve diversos episódios de problemas pulmonares. Em maio, o magistrado foi levado ao hospital para drenagem de um pequeno abscesso no órgão. Na ocasião, a cirurgia ocorreu bem.
O ministro chegou a apresentar sinais respiratórios que sugeriam infecção pelo novo coronavírus, e ficou internado para monitorização. No entanto, a Covid não se confirmou à época.
Em agosto do mesmo ano, o ministro foi internado novamente com uma pneumonite alérgica. Dois meses depois, testou positivo para o novo coronavírus. Toffoli apresentou sintomas respiratórios leves e não precisou ser hospitalizado.
Procurada oficialmente, a assessoria de imprensa informou “não ter informações” sobre a internação de Toffoli, que recebeu alta e voltou para casa neste domingo (6/2).
QUAL A IMPORTÂNCIA DO PULMÃO? DR. DRAUZIO VARELA ESCLARECE
“O pulmão é um órgão de forma piramidal, semelhante a uma bexiga, de consistência esponjosa, cor-de-rosa, localizado na caixa torácica e que faz parte do aparelho respiratório. O corpo humano possui dois pulmões, divididos em segmentos chamados de lobos; o pulmão esquerdo tem dois lobos e o direito, três. O direito é mais espesso e mais largo que o esquerdo e também um pouco mais curto.
Os pulmões são recobertos por uma membrana protetora chamada pleura e compostos de brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares. Os bronquíolos são responsáveis pelo transporte de ar da traqueia para o alvéolos. Já os alvéolos formam o tecido pulmonar e são pequenas bolsas compostas por uma membrana muito fina cercada de vasos sanguíneos.
O diafragma, músculo envolvido na respiração, separa os pulmões da cavidade abdominal.
Para realizar essa troca, o pulmão é composto de uma membrana muito fina, a membrana alveolar, que separa aproximadamente 1 litro de sangue de 5 litros de ar. Se essa membrana fosse estendida como um tapete, atingiria o tamanho de uma quadra de tênis.
O cigarro e a poluição são os maiores responsáveis pelo aparecimento de doenças respiratórias que podem danificar os pulmões.”