• INÍCIO
domingo, setembro 14, 2025
  • Login
Cultura & Realidade
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
Cultura & Realidade
No Result
View All Result

Não há prazo para volta às aulas na BA, diz Rui Costa: ‘Ainda não é o momento’

REDATOR by REDATOR
27 de janeiro de 2021
in EDUCAÇÃO
0
Home EDUCAÇÃO
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
ADVERTISEMENT

O petista afirmou concordar com a necessidade de retorno urgente das aulas, mas ponderou que a pandemia continua em trajetória de crescimento. Costa ainda falou que decisão sobre retomada está ligada ao controle da pandemia

DA REDAÇÃO | Com informações Correio e Metrópoles

A retomada das aulas presenciais na Bahia continua sem prazo para acontecer. Segundo o governador Rui Costa (PT), com o aumento de casos e óbitos provocados pela Covid-19 no estado, não é possível estimar data para volta das atividades.

“Eu pretendia voltar desde o mês de outubro, mas os técnicos da secretaria de Saúde nos chamaram atenção de grandes aglomerações do período eleitoral, e um certo relaxamento por parte da juventude, e que isso poderia gerar uma alta na contaminação. Infelizmente, os técnicos tinham razão, e o que vimos, não só na Bahia, foi um crescimento acelerado da doença”, disse o governador, em entrevista.

A expectativa da prefeitura era de que a retomada acontecesse em março, mas o prefeito Bruno Reis e o governador Rui Costa ainda devem se reunir para tomar uma decisão conjunta.

No entanto, o governador adiantou que agora ainda não é o momento. Costa disse ainda que entende a aflição dos pais que têm filhos em idade escolar. “Eu tenho duas filhas em idade escolar e tenho total consciência dos efeitos colaterais danosos à educação e à sociabilidade de nossa juventude o fato de não estar tendo aulas. Meu desejo é que possamos retornar o mais rápido possível, mas precisamos aguardar o momento correto”, disse, nesta quarta-feira (27).

Ele falou ainda que a decisão de retomada depende dos números relacionados à pandemia. “Desde novembro temos vivido um aumento no número de casos e de óbitos na Bahia. Para pensarmos numa data de retorno gradativo, precisamos ter esses números sob controle e num processo de queda. Estaríamos colocando a vida de nossas crianças, pais e avós em risco”.


Vacinas

O governador disse ainda que está buscando outras vacinas para imunizar os baianos contra a covid-19. Atualmente, o estado tem doses da Coronavac e da vacian de Oxford/Astrazeneca.

“Se depender do Estado da Bahia, teremos outras vacinas disponíveis. Estamos buscando alternativas para vacinarmos os baianos o mais rápido possível. Ontem entramos em contato com o fabricante de uma outra vacina chinesa, a Sinopharm, a fim de saber da disponibilidade para a compra. Essa é uma vacina que já concluiu os estudos e recebeu a aprovação definitiva para uso do órgão regulador chinês e está num estágio ainda mais avançando que a Coronavac, já aplicada no Brasil”, explicou.

Rui criticou a postura da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao criar dificuldades para o uso da vacina russa Sputnik V sem o aval de técnicos do órgão – como pediu o governo da Bahia em documento ao Supremo Tribunal Federal (STF). “Eu não consigo entender essa insensibilidade com a vida humana da direção da Anvisa. Isso revolta a todos nós, porque estamos presenciando o sofrimento de pais, mães e filhos perdendo seus entes queridos que não conseguem entender tamanha insensibilidade de uma agência que deveria cuidar da vida humana.

O governador lembrou o incidente acontecido em março de 2020, quando a Anvisa barrou uma ação de medição de temperatura que seria realizada em passageiros vindos de São Paulo e Rio de Janeiro no Aeroporto Internacional de Salvador. “É um fato que demonstra como tem sido a postura da agência durante a pandemia, de pouco valor e respeito à vida humana, numa posição muito mais corporativa do que preocupada com a vida das pessoas”.

Tags: destaque
Previous Post

Governo corta benefícios para pesquisa científica e afeta projetos do Butantan e Fiocruz

Next Post

“Enfia no r… de vocês da imprensa essas latas de leite condensado”, diz Bolsonaro

Next Post

“Enfia no r... de vocês da imprensa essas latas de leite condensado”, diz Bolsonaro

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas notícias

Nova estrutura de segurança, teve influência de Elmo Vaz, diz governador

Nova estrutura de segurança, teve influência de Elmo Vaz, diz governador

11 de setembro de 2025
Galvani firma parceria com a Prefeitura de Irecê e investe R$ 1 milhão em iniciativas sociais

Galvani firma parceria com a Prefeitura de Irecê e investe R$ 1 milhão em iniciativas sociais

10 de setembro de 2025
Prefeito Robertão dá início ao maior programa de serviços de saúde da região

Prefeito Robertão dá início ao maior programa de serviços de saúde da região

8 de setembro de 2025
Irrigantes buscam a organização para superar desafios de comercialização

Irrigantes buscam a organização para superar desafios de comercialização

8 de setembro de 2025
Murilo Franca autoriza requalificação de residências atingidas por fogo

Murilo Franca autoriza requalificação de residências atingidas por fogo

29 de agosto de 2025
Festival de Cinema da Chapada Diamantina

Festival de Cinema da Chapada Diamantina

27 de agosto de 2025

Urgente

STF frustra professores, que esperavam receber 60% dos precatórios Fundef

24 de março de 2022

Tem criminosos aplicando o golpe do emprego com a marca do Sebrae

21 de março de 2022

Elmo Vaz e Luizinho deverão disputar as eleições deste ano

6 de março de 2022

Acidente mata mãe e filha entre Lapão e Irecê

7 de fevereiro de 2022

S. Francisco: comunidades ribeirinhas podem ser submersas

14 de janeiro de 2022

Polêmica em Central: prefeito é cassado e vice toma posse

13 de janeiro de 2022
Cultura & Realidade

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade

Navegação

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Fale Conosco

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade