Mudanças incluem aulas teóricas gratuitas e redução significativa nos custos.
Da Redação | Cultura&Realidade
As novas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação passaram a valer nesta terça-feira e representam uma das maiores alterações já promovidas no processo de formação de condutores no país. O governo lançou o aplicativo CNH do Brasil que disponibiliza gratuitamente todos os conteúdos teóricos exigidos na preparação para a prova. Com isso, deixa de ser obrigatória a frequência em autoescolas para essa etapa do processo.
A parte prática também foi modificada. O candidato poderá realizar as aulas com instrutores autônomos credenciados ou em veículo particular, além de manter a possibilidade de optar pela autoescola. A exigência mínima de horas práticas caiu de cerca de vinte para apenas duas horas, o que reduz o tempo e o custo total da habilitação. Segundo dados oficiais, a expectativa é que o valor final para tirar a CNH seja até 80 por cento menor do que no modelo tradicional.
As mudanças tornam o processo mais flexível e acessível e rompem um padrão antigo em que o ensino teórico e prático era rigidamente centralizado nas autoescolas. A adaptação do processo à rotina e às condições financeiras do candidato amplia o acesso à habilitação e tende a mudar a cultura de formação de novos motoristas no Brasil.
Com informações do DENATRAN e de G1





