– O primeiro ciclo de palestras realizado pela Geocomercial, vai contribuir para adoção de estratégias de manejo de produção, tecnicamente mais adequadas e melhor gestão do mercado, na perspectiva de melhores preços para a produção –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
O objetivo do ciclo de palestras sobre cebola organizado pela Geocomercial foi levar informações que possam auxiliar o produtor na escolha do melhor momento do plantio, bem como as técnicas e tecnologias que aumentem a probabilidade do seu sucesso.
Já que a época de plantio se intensifica neste momento tivemos o cuidado de escolher temáticas voltadas a fase inicial da cultura da cebola (mercado, escolha de sementes, manejo de irrigação e adubação) para que o agricultor possa colocar em prática.
Os agricultores irrigantes da região de Irecê estão se preparando para a safra 2022 da produção de cebolas. De olho no clima e no mercado, eles também estão atentos às orientações técnicas.
Neste sentido, cerca de 100 irrigantes e técnicos participaram do 1º Ciclo de Palestras sobre a cultura de cebolas na região de Irecê, tendo como foco as tecnologias disponíveis e as características climáticas, solos e águas do Platô de Irecê.
O evento ocorreu nesta quarta-feira, 8, em modo presencial, no auditório do Hotel Copa 70, seguindo todas as orientações das autoridades de saúde como medidas de prevenção à Covid-19.
Ele explicou ainda “que neste período o plantio se intensifica, e, por isso, o cuidado de escolher temáticas voltados a fase inicial da cultura da cebola, como mercado, escolha de sementes, manejo de irrigação e adubação, para que o agricultor possa colocar em prática”.
As palestras
Três técnicos formaram a base de exposição e debates deste primeiro ciclo. Demanda hídrica na cultura de cebola, foi o tema mediado pelo técnico Francisco Fontes, que detalhou aspectos conceituais, com boa didática, sobre a gestão dos equipamentos de irrigação e seus efeitos nas diferentes características de solos disponíveis na região de Irecê.
Cláussio Cedraz, especialista em agronegócio e nutrição de plantas, falou sobre os desafios para uma adubação eficiente na região de Irecê. Ele reforçou a importância das análises de solos e das águas, como instrumentos fundamentais para que os produtores tenham parâmetros para o bom desempenho da cultura.
Encerrando o evento, o diretor de agronegócio da Associação Empresarial de Ituporanga, Tiago Eifler, apresentou o panorama da safra de cebola de Ituporanga, Santa Catarina, uma das principais concorrentes da região de Irecê, no mercado nacional.
Ele ressaltou sobre as características das práticas culturais em sua região, onde predominam pequenas áreas em regime de agricultura familiar, com adoção de tecnologias bastante diferentes, onde o ciclo do plantio à colheita, lá, pode chegar a 180 dias, enquanto na região de Irecê, a média é de 110 dias, nesta época.
Outro aspecto exposto foi a prática do armazenamento da produção em galpões, o que permite uma venda escalonada. “A cebola plantada na região de Ituporanga em outubro, pode ser colhida e guardada até maio, por exemplo”, disse o palestrante.
As informações de Tiago Eifler foram importantes para a elaboração de um planejamento mais ajustado, por parte dos ireceenses, ampliando a atenção no comportamento de venda da cebola catarinense, com expectativa de maior fluxo de vendas nos três primeiros meses do ano, e possibilidade de mercado favorável para a nossa região no próximo período de abril a junho. “Lembrando que estas perspectivas de mercado não são uma certeza, depende de vários fatores, que devem ser motivo de especial atenção de todos os produtores”, salientou Tiago.
Para a realização do evento, a Geocomercial contou com as parcerias da Azud, TopSeed, Timac Agro, Sebrae, Senar e Sindicato dos Produtores Rurais da Região de Irecê-Sinpri.
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