– Assassinou a própria mãe, com requintes de crueldade, alegando humilhação familiar. Depois de 9 anos de cadeia, recebeu ‘Indulto de Natal’ e foi assassinado neste final de semana. Não se sabe se foi crime de vingança ou motivado pelo medo. Em vídeo da época, ele apresenta sua narrativa para crime que cometeu –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Com dois tiros de espingarda, um nas costas e outro no rosto, à queima-roupa, Jailson Pires Santos, 45 anos, que deixou a prisão, dia 21 dezembro, beneficiado pelo ‘Indulto de Natal’, teve sua vida ceifada no último domingo, na comunidade de Tapuios, região noroeste do município de Presidente Dutra, já na divisa com a comunidade de Grama, em Uibaí. Ele deveria ter se reapresentado à polícia, dia 28, o que não ocorreu.
Moradores das comunidades próximas comentam que pode ter sido de duas uma, a motivação do assassinato: vingança ou medo. Ao assassinar sua mãe, dona Dejanira Maria do Espírito Santo, 73 anos, com tanta crueldade, ele passou a ser temido, pelo seu porte físico, frieza e rusticidade. Em sua fala, ele demonstra delicadeza e senso de realidade, com apontamentos diretos e gestos de gentileza, porém, negados pela narrativa apresentada.
Ao gozar do indulto natalino, ele foi direto para a casa que julgava sua, na mesma comunidade do ocorrido. Segundo comentários de populares, ele teria se mostrado agressivo com algumas pessoas. Residentes na comunidade supõem que parentes da sua mãe, que teve 17 filhos ao todo, armaram uma tocaia para ele, a qual foi executada neste domingo.
O crime ocorreu em 2009 e repercutiu nacionalmente através da TV Record, em matéria que pode ser vista neste vídeo: