Em menos de um ano, o prefeito que se mantem bem avaliado, amplia o gás do governo e de leva, a representação feminina na Câmara
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Passados dez meses de gestão, o prefeito Murilo Franca (PSB) promove a sua primeira reforma administrativa, nomeando o vereador Pedro Sodré (REDE) para a Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Ação Social e a coordenadora do CRAM – Centro de Referência de Acolhimento às Mulheres Alcione Neiva (Avante) para a Secretaria da Mulher e Cidadania.
Com a reforma, July Mendes (PT), secretária de agricultura do município, deixa a interinidade da Secretaria do Desenvolvimento Social e Meire Joyce (REDE) assume o mandato de vereadora, na vaga de Pedro Sodré.
O agora secretário do desenvolvimento e ação social disse ao Cultura&Realidade, que pretende desenvolver uma gestão que permita o alcance das metas governamentais, definidas pelo prefeito Murilo Franca e o incremento de ao menos três novas iniciativas.
Segundo ele, três projetos de iniciativa do seu mandato de vereador deverão ser executados na gestão. Estímulo ao empreendedorismo nos bairros, que visa contribuir com melhor desempenho das atividades econômicas das comunidades urbanas; formação de condutores para famílias de baixa renda e a criação do Museu Municipal de Irecê, com a finalidade de preservar, pesquisar, documentar, expor e divulgar o patrimônio histórico, artístico, cultural e natural do município de Irecê, o que deverá ser prioridade no próximo ano, considerando as celebrações do centenário da cidade.
“Com estes projetos, vamos ampliar o grande menu de serviços e programas desenvolvidos pela secretaria, reforçando o desenvolvimento e empregabilidade das pessoas, bem como, reforçar os programas de empoderamento e fortalecimento das identidades comunitárias. Não basta dar assistência, é importante gerar oportunidade para melhoria do desempenho econômico, o que de fato melhora a qualidade de vida das pessoas e fortalecer o senso identitário das pessoas com as comunidades onde vivem”, disse.
Pedro Sodré Rocha, é bacharel em Administração, com Especializações em Docência do Ensino Superior e Gestão Pública Sustentável, foi secretário de indústria e comércio e duas vezes eleito vereador pela REDE.
NOVA SECRETÁRIA DA MULHER E CIDADANIA
Alcione Neiva foi alçada à condição de secretária da mulher, pelos excelentes indicadores alcançados pela sua gestão à frente do CRAM. Além dos resultados das ações desenvolvidas, somaram a seu favor, o senso de humanização no atendimento ao público alvo do órgão, que são mulheres vítimas de violência.
O respeito à pessoa humana foi notado, também, no âmbito da equipe interna, no desenvolvimento das atividades cotidianas do centro, o que foi fundamental, também, para que a mesma fosse vista como uma importante revelação na gestão, com reais condições de fazer avançar as políticas para mulheres, por meio do órgão máximo do município, com foco na mulher e cidadania. Seus atributos deverão favorecer novos avanços do governo neste setor.
Alcione é graduada em Serviço Social, com especialização em Serviço Social e Educação Popular e mediação judicial, formações que, de certo, facilitam o seu desempenho na gestão de conflitos e promoção da qualidade dos serviços desenvolvidos pelas equipes que lidera, o que favorece, seguramente, aos positivos indicadores das ações de interesse público. Foi candidata a vereadora nas eleições de 2024, sendo suplente pelo Avante.
As posses dos novos secretários foram prestigiadas pelo staff do governo municipal, da Câmara de Vereadores e no final do dia, contaram com a presença do ex-prefeito e pré-candidato a deputado federal Elmo Vaz.





