
– Uma cidade que supera desafios e realiza uma das gestões públicas mais comemoradas pelo seu povo. Veja a programação da festa, aspectos em que avançou nestes 63 anos e a última avaliação administrativa –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
No próximo final de semana, dias 11, 12 e 13, o município de Presidente Dutra estará em festa. A população deverá receber milhares de visitantes para o tradicional concurso da “Rainha da Pinha”, do qual participam jovens do município.
A tradicional programação festiva, realizada com recursos próprios e do governo estadual, é uma homenagem a dois marcos históricos importantes da cidade. Além da emancipação político e administrativa, ocorrida em 12 de abril de 1962, as festividades enaltecem às famílias agricultoras que chegaram no lugar fugindo da seca na região de Brotas de Macaúbas e se instalaram no lugar, ao encontrar uma lagoa, depois de passarem pela comunidade Canabrava do Gonçalo, hoje município de Uibaí.
Ao chegarem, iniciaram o plantio de culturas de subsistência e tempos depois, introduziram a pinha como cultura de relevante significado econômico, que transformou para melhor a vida de seus habitantes, com a geração de emprego e renda, exportando o produto para outras regiões do País, sendo ainda hoje o carro chefe da economia local, tornando a cidade reconhecida como Capital Mundial da Pinha.
Batizada pelos primeiros moradores de Lagoa de Canabrava, Presidente Dutra foi povoado de Xique-Xique, depois distrito de Central, até que as lideranças locais desenvolveram ações políticas que a evoluíram à condição de Vila e depois de município livre e independente, tendo como distritos, a cidade de Presidente Dutra e a Vila de Campo Formoso.
AVANÇOS
“Após o seu processo de emancipação, o município vivenciou diferentes gestões públicas. Todas elas contribuíram, ao seu modo, com os avanços que temos atualmente e estou muito feliz em ter atendido o chamamento do nosso povo, para liderar os seus destinos, desde o ano de 2004, quando o eco popular dos que confiaram a mim a gestão pública local, não foi suficiente para iniciar a implantação do projeto de democratização e modernização que defendemos. Nosso prjeto só veio a se iniciar com a eleição de 2008, permitindo que a partir de 2009 começássemos uma nova era”, lembra o atual prefeito Robertão.

“De 2009 para cá, o município de Presidente Dutra deu um saldo de desenvolvimento muito grande. Eu que fui vítima de perseguição política, sei bem o quanto avançou e como melhorou a vida do nosso povo”, diz o ex-secretário de educação local, Ancelmo Machado, educador e bacharel em direito, que deixou a pasta para retornar ao polo do Instituto Federal da Bahia/Irecê, onde é concursado.
Ancelmo é um dos jovens que ainda quando estudante, em 2002, foi retirado de um transporte escolar municipal, que levava cursistas de pré-vestibular para Irecê, por se posicionar contrário ao poder da época.
Além dos avanços na educação, com inserção de tecnologia, através da qual os pais acompanham a rotina escolar dos seus filhos pelo aparelho de celular e se realiza a gestão pedagógica de toda a rede de ensino, implantação de novos métodos pedagógicos, requalificação das unidades escolares e início da implantação das escolas de tempo integral, a população conseguiu superar desafios e hoje se encontra em novo patamar de desenvolvimento socioeconômico e qualidade de vida.
“Sem dúvida, Presidente Dutra, depois que o nosso grupo político liderado por Robertão assumiu o poder, é outra coisa”, destacou o agricultor familiar do município e líder sindical João da Cruz.
As obras estruturantes, tanto na sede, como nas comunidades rurais, vêm melhorando a vida das pessoas. São estradas com pavimentação asfáltica de norte a sul do município, pavimentação de vias públicas com intertravado, elevação da qualidade dos serviços de saúde, com ampliação de especialidades médicas, modernização dos serviços sociais, inclusive com acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica e ações de prevenção à violência, implantação da política de meio ambiente, com importante trabalho de conscientização e prevenção aos efeitos da crise climática e as atividades da agricultura, ofertando suporte de assistência técnica, gerencial, agroindústria e comercialização da produção.
Todas as áreas da gestão se encontram conectadas com o objetivo comum do governo, em promover o desenvolvimento com qualidade de vida e bem-estar social. Foi focado nos resultados dos serviços e obras, que o atual grupo político conseguiu realizar, provavelmente a mais produtiva gestão da história de Presidente Dutra, no período de 2021 a 2025. Ciclo de realizações difícil de ser superado.
Em reconhecimento ao seu líder, a população consagrou nas últimas eleições a maior vitória da sua história a um prefeito, com uma expressiva votação, acima de 89% de toda a votação destinada a Robertão, enquanto seus opositores não chegaram a 11%.
Antes, nas eleições gerais de 2020, atendendo ao chamamento do atual prefeito, os eleitores de Presidente Dutra figuraram, no painel estadual, um dos três municípios com maior votação proporcional ao atual governador Jerônimo Rodrigues e ao presidente Lula.
AVALIAÇÃO E FESTA
Na semana da festa, a C&R Pesquisas visitou todas as comunidades urbanas e rurais, para sentir a avaliação do governo, segundo a opinião popular. A consulta pública ocorreu nos últimos dias 6 e 7 (domingo e segunda-feira). Foram ouvidas 605 pessoas de ambos os secos e gerações, com diferentes níveis de formação e condição social.
Segundo os entrevistados, o prefeito Robertão continua bem avaliado, por 84,79% da população, considerando aí, a soma dos seguintes indicadores: ótima, 28,10% + boa 41,65% + regular, 15,04%.

É neste ritmo de superação e conquistas, que a cidade se reúne para comemorar seus 63 anos de emancipação. Veja a programação promovida pela Prefeitura, que começa já na sexta-feira e vai até domingo.


