
– Com o “Pulo do Gato”, a professora Janete Dourado melhorou o desempenho dos seus alunos durante a Pandemia e ainda se tornou a única baiana contemplada pelo ‘Prêmio Educador Nota 10’, da Fundação Victor Civita –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Criado pela Fundação Victor Civita há 34 anos, o Prêmio Educador Nota 10 promove o reconhecimento e valorização de professores e gestores da Educação Básica de escolas públicas e privadas em todo o território nacional. Após diversas edições o projeto ganhou notabilidade e parcerias importantes, como da Editora Abril, Rede Globo e Fundação Roberto Marinho, tem o patrocínio da SOMOS Educação e BDO, e o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é também associado ao Global Teacher Prize, realizado pela Varkey Foundation, prêmio global de Educação.
Para a coordenação do prêmio, “em um ano caótico, professores e gestores da Educação Básica precisam ser reconhecidos como profissionais essenciais. O compromisso dos Educadores Nota 10 e suas atitudes para garantir o aprendizado de seus alunos merecem ser valorizados pela sociedade brasileira”, pontuaram em publicação no seu portal oficial.
A edição 2020/2021 do “Educador Nota 10” premiou 50 profissionais de 14 estados brasileiros, entre os mais de três mil que inscreveram suas experiências, e, dentre eles, uma baiana, da cidade de Iraquara, na Chapada Diamantina.

Atuante na Educação Infantil, a baiana premiada está lotada na escola Educandário Anísio de Souza Marques. A professora Janete Emília Dourado Santos, que ensina Matemática para turmas do 5º Ano, foi avaliada pela iniciativa que adotou para oportunizar melhor aprendizado aos alunos que tiveram ampliadas as dificuldades, por ocasião dos métodos de gestão adotados por conta da Pandemia.
Ao falar para o site Cultura&Realidade, ela disse a adoção do ensino EaD, de modo repentino e com as fragilidades da internet, professores e alunos tiveram que se readequar, buscando diariamente novas formas de promover a aprendizagem.
De acordo com ela, a gestão escolar determinou a entrega de atividades para os alunos, quinzenalmente. “Infelizmente, notei, na minha disciplina, uma queda significativa do rendimento”. Com os resultados insatisfatórios inicialmente e a professora então estabeleceu novas estratégias, que denominou como projeto “O Pulo do Gato”, que permitiram, dentre outras ações, a eliminação de dúvidas dos alunos com chamadas de áudio e vídeo, para além dos ambientes normais de aula, estabelecendo permanente frequência de contatos para assistência individual com os seus educandos.
“Avaliei todos os blocos, de todos os alunos das 15 comunidades que nossa escola atende. Não foi fácil, tive apoio de colegas, tive de usar logística extra, visitei nossos alunos, tiramos dúvidas sobre estratégias para resolver casos e o resultado foi maravilhoso. Superamos o desempenho esperado” disse a professora, que não pensou duas vezes em inscrever a sua experiência para concorrer ao prêmio da Fundação Victor Civita.
A superação dos desafios e a melhora nos resultados levaram a professora a ser avaliada pelo ambiente técnico da premiação, classificando-a como uma das 50 vencedoras.
Ela agora concorre a classificação master, que é ficar entre os 10 principais projetos premiados. Todos os 50 os classificados na primeira etapa ganharão um prêmio de R$ 15 mil, podendo ir a R$ 30 mil, em caso de uma nova classificação. A divulgação dos resultados da próxima etapa será na próxima quinta-feira, 24.
Claro que a comunidade baiana e em especial de Iraquara está na maior torcida por você, Janete!
—————————————————
NOTA DA REDAÇÃO – ERRATA
A matéria exige uma revisão. Erramos ao afirmar que a professora Janete “foi premiada”. Na verdade, entre os projetos inscritos ao Prêmio Educador Nota 10, ela é a única baiana com projeto classificado entre os 50, de todo o Brasil, selecionados pela “Mesa Avaliadora”. Ela agora concorre à premiação e para isso tem de estar entre os 10 primeiros projetos acolhidos pela comissão da Fundação Victor Civita. O resultado da premiação será divulgado na próxima quinta-feira, 24. Acima, a matéria como originalmente publicada.
———————————————————————————