• INÍCIO
segunda-feira, novembro 10, 2025
  • Login
Cultura & Realidade
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
Cultura & Realidade
No Result
View All Result

Projeto Dom Hélder Câmara será lançado nesta terça-feira, em Irecê

REDATOR by REDATOR
10 de novembro de 2025
in IRECÊ
0
Home IRECÊ
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
ADVERTISEMENT

-O Campus XVI – Uneb/Irecê-BA, recebe nesta terça-feira, 11, gestores, lideranças, técnicos, produtores e produtoras familiares e instituições prestadoras de serviços para a Agricultura Familiar, para o ato de lançamento do projeto no Território de Irecê –



DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade

Visando o fortalecimento da Agricultura Familiar no Semiárido, o Projeto Dom Hélder Câmara III (PDHC III) será lançado em Irecê e é uma iniciativa do Governo Federal, financiada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e executada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O projeto tem como meta reduzir a pobreza rural e a insegurança alimentar e nutricional na agricultura familiar, promovendo a igualdade de gênero, geração e raça e a construção de sistemas alimentares sustentáveis, biodiversos e resilientes ao clima em todo o Semiárido brasileiro.


Nesta nova fase (2024–2030), o PDHC III abrangerá 30 territórios rurais em todos os estados do Nordeste e parte de Minas Gerais, com a meta de beneficiar 90 mil famílias agricultoras familiares, incluindo assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais, mulheres e jovens rurais. O projeto atua com base em três grandes eixos: segurança alimentar e nutricional, fortalecimento de capacidades e inovação e gestão participativa e monitoramento territorial.


O Termo de Execução Descentralizada (TED nº 30879420240054-003584/2024) firmado entre Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio da Secretaria de Formação e Desenvolvimento Territorial (SFDT/MDA), prevê ações em 14 territórios do Semiárido, com foco na formação, comunicação, governança e fortalecimento de redes produtivas e comunitárias. A proposta metodológica baseia-se na construção participativa do conhecimento, realização de diagnósticos territoriais, oficinas temáticas, intercâmbios, cursos e implantação de unidades referenciais de tecnologias sociais voltadas à transição agroecológica e à resiliência climática.


No Território de Irecê, na Bahia, o PDHC III encontra-se em fase de articulação e mobilização inicial, com foco na integração entre cooperativas, associações, lideranças quilombolas, instituições de ensino e o poder público local. As ações preliminares envolvem o mapeamento de políticas públicas, o levantamento de atores estratégicos e o alinhamento das instituições que comporão a rede territorial de execução. Esse processo tem caráter estruturante e participativo, voltado à identificação de demandas prioritárias e ao fortalecimento da governança territorial.


O lançamento oficial do Projeto Dom Hélder Câmara III/TED UFRPE no Território de Irecê está previsto para o dia 11 de novembro, no Auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus Irecê). O evento marcará o início da implementação das ações territoriais, consolidando as bases de cooperação, integração e planejamento para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar no Semiárido baiano.

Quem foi Dom Helder Câmara?

D.Helder Câmara- Foto: Reprodução

Dom Hélder Câmara (1909-1999) foi um religioso, bispo católico e arcebispo emérito de Olinda e Recife. Ficou conhecido internacionalmente pela defesa dos direitos humanos. Recebeu diversos prêmios, entre eles, o Prêmio Martin Luther King, nos Estados Unidos e o Prêmio Popular da Paz, na Noruega.


Dom Hélder Pessoa Câmara nasceu em Fortaleza, estado de Ceará, no dia 07 de fevereiro de 1909. Filho de João Eduardo Torres Câmara Filho, jornalista e bibliotecário, e da professora primária, Adelaide Pessoa Câmara.Com 14 anos de idade Dom Helder entrou no Seminário da Prainha de São José, em Fortaleza, onde também cursou Filosofia e Teologia.


Em 15 de agosto de 1931, com 22 anos de idade, Dom Hélder Câmara foi ordenado sacerdote, com a autorização da Santa Sé, pois não completara a idade mínima para ordenação, que era de 24 anos. No dia seguinte celebrou sua primeira missa.
Em 1936, Dom Hélder Câmara foi nomeado diretor do Departamento de Educação do Estado do Ceará, onde permaneceu por cinco anos. Foi um dos organizadores da Ação Católica que atuava junto às pessoas carentes.


CNBB


Em 1950, Dom Hélder apresentou seu plano ao Monsenhor Montini (que viria a ser o Papa Paulo VI, em 1963) para fundar a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A CNBB é uma instituição permanente que reúne os Bispos católicos do Brasil que foi fundada em 14 de outubro de 1952.


Em 1952, Dom Hélder foi transferido para o Rio de Janeiro, onde permaneceu durante 28 anos. Nessa época desenvolveu diversas obras sociais. Fundou a Cruzada São Sebastião e o Banco da Providência, com o objetivo de atender os mais necessitados.
Exerceu funções na Secretaria de Educação do Rio de Janeiro e no Conselho Nacional de Educação. Foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Foi nomeado secretário geral da CNBB, onde organizou congressos para adaptação da Igreja Católica aos tempos modernos e a integração da Igreja na defesa dos direitos humanos. Permaneceu no cargo até 1964.


Arcebispo de Olinda e Recife


Em 1962, Dom Hélder participou das reformas de base do governo João Goulart. Em 12 de abril de 1964, pouco antes do golpe militar, Dom Hélder Câmara foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife. Foi secretário da Ação Social entre 1964 e 1968.


Ditadura militar


Além das atividades pastorais de sua Arquidiocese Dom Hélder atuou em movimentos estudantis, operários e ligas comunitárias contra a fome e a miséria.Teve significativa participação contra o autoritarismo praticado pelos militares durante a ditadura militar. Após escrever um manifesto de apoio à ação católica operária, foi acusado de comunista, sendo proibido de se manifestar publicamente.


Na madrugada de 26 para 27 de maio de 1969 o assessor de Dom Hélder, o padre Henrique, foi preso e torturado até a morte. Nesse mesmo ano, Dom Hélder recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Saint Louis, nos Estados Unidos. Em 1970, em um pronunciamento em Paris, Dom Hélder denunciou a prática de tortura e a situação dos presos políticos no Brasil. Em 1972 foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz.


Dom Hélder Câmara criou organizações pastorais em prol da valorização dos pobres, criou projetos para atender as comunidades do Nordeste, que viviam em situação de miséria.
O religioso recebia apoio e convites para proferir palestras, presidir ou receber homenagens das universidades brasileiras e instituições internacionais.


Publicou 23 livros, sendo 19 deles traduzidos para 16 idiomas. Recebeu 30 títulos de Cidadão Honorário, 28 de cidades brasileiras, um da cidade de São Nicolau, na Suíça em 1985, e outro de Rocamadour, na França em 1987. Ao todo foram 716 títulos de homenagens e condecorações.


Em 1985, Dom Hélder foi substituído pelo bispo conservador Dom José Cardoso, porém continuou atuando em favor dos pobres. Em 1991 iniciou um movimento contra a fome.


No final da década de 90, com o apoio de diversas instituições filantrópicas, lançou oficialmente a campanha “Ano 2000 Sem Miséria”.
Dom Hélder Câmara faleceu na cidade do Recife, no estado de Pernambuco, no dia 27 de agosto de 1999, de parada cardíaca.


Frases de Dom Hélder Câmara

  • “Feliz de quem entende que é preciso mudar muito pra ser sempre o mesmo.
  • “Quando os problemas se tornam absurdos, os desafios se tornam apaixonantes.”
  • “Quando dou comida aos pobres, me chamam de santo. Quando pergunto porque eles são pobres, chamam-me de comunista.”
  • “O verdadeiro cristianismo rejeita a ideia de que uns nascem pobres e outros ricos, e que os pobres devem atribuir a sua pobreza à vontade de Deus.”
  • “É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.”

Tags: BahiaBrasildestaqueIrecêIrecê e RegiãoIrecê-BARegião de Irecê
Previous Post

Aulão de Redação do Impacto movimenta Irecê

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas notícias

Aulão de Redação do Impacto movimenta Irecê

Aulão de Redação do Impacto movimenta Irecê

7 de novembro de 2025
Prefeito Murilo Franca realiza primeira reforma administrativa

Prefeito Murilo Franca realiza primeira reforma administrativa

6 de novembro de 2025
Existe tecnologia para elevar a produtividade da mamona”, diz Elmo Vaz

Existe tecnologia para elevar a produtividade da mamona”, diz Elmo Vaz

6 de novembro de 2025
Decisão ilegal de Juíza de Mairi, causa danos a empresa de Irecê

Decisão ilegal de Juíza de Mairi, causa danos a empresa de Irecê

31 de outubro de 2025
Maratonista de Irecê venceu um infarto, 150kg de peso corporal e comemorou aniversário correndo 60km

Maratonista de Irecê venceu um infarto, 150kg de peso corporal e comemorou aniversário correndo 60km

31 de outubro de 2025
Corrida do Garimpo na Vila do Ventura, em Morro do Chapéu promete

Corrida do Garimpo na Vila do Ventura, em Morro do Chapéu promete

31 de outubro de 2025

Urgente

STF frustra professores, que esperavam receber 60% dos precatórios Fundef

24 de março de 2022

Tem criminosos aplicando o golpe do emprego com a marca do Sebrae

21 de março de 2022

Elmo Vaz e Luizinho deverão disputar as eleições deste ano

6 de março de 2022

Acidente mata mãe e filha entre Lapão e Irecê

7 de fevereiro de 2022

S. Francisco: comunidades ribeirinhas podem ser submersas

14 de janeiro de 2022

Polêmica em Central: prefeito é cassado e vice toma posse

13 de janeiro de 2022
Cultura & Realidade

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade

Navegação

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Fale Conosco

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade