– O 7º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Irecê, foi palco da apresentação, ajustes e deliberações sobre o plano de segurança para os festejos juninos em Irecê, que passa a contar com o sistema de reconhecimento facial –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
O plano de segurança definido para os festejos juninos de Irecê, além de contar com ampliação de contingente de profissionais para todo o circuito festivo e adjacências, terá ampliadas as áreas de cobertura com câmeras digitais e o sistema de reconhecimento facial, com 88 câmeras distribuídas em pontos estratégicos.
O plano prevê ainda, ações de policiamento ostensivo antes, durante e após as atividades do dia/noite; implantação de bases operacionais, contratação de vigilância particular, patrulhamento das entradas e saídas da cidade e integração da Central de Informações.
Grande destaque deste ano, a Cidade do São João é um circuito com 40 mil metros quadrados, que integra os espaços do Estádio Municipal e da Praça Chico Mendes. Para ter acesso à arena de shows, ao Barracão Zé Bigode ou à Vila Caraíbas, é necessário passar por revista pessoal com detector de metais e o protocolo também proíbe a entrada com garrafas de vidro ou qualquer objeto perfurocortante.
As estratégias adotadas, que melhoraram significativamente nos últimos anos festivos, quando se teve reduzida a praticamente zero, os indicadores de violência e furtos de veículos no período do evento, vem se aperfeiçoando a cada ano, especialmente coma a adoção da estrutura tecnológica.
O município também contratou 200 vigilantes particulares e já começou a reforçar a iluminação pública nos arredores e nas principais vias de acesso à Cidade do São João. “Tudo isso para acolher bem os turistas, garantir a paz do folião e preservar o bem-estar da nossa comunidade. Sem dúvida alguma, a segurança pública vai ser uma das principais atrações do São João de Irecê”, afirmou o prefeito Elmo Vaz.