– Prefeito Reinaldo Filho (Reinaldinho) visitou ilhas e outras comunidades ribeirinhas, para adoção de medidas preventivas, considerando a cheia do São Francisco, com possibilidade de enchente a qualquer momento –
DA REDAÇAO I Cultura&Realidade
Nesta quinta-feira, 13, o prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Teixeira Braga Filho (MDB), acompanhado de membros da Defesa Civil e Assistência Social do município, visitou diversas comunidades ribeirinhas que estão enfrentando os riscos de enchente. São residências e micro empreendimentos rurais de subsistência, em sua maioria, instalados à margem do rio, que poderão ser submersos. Em muitas localidades as águas já se encontram nos quintais das casas.
Considerando o alerta do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco, já tem pessoas imaginando uma enchente nos moldes da que ocorreu em 1979, que alagou os principais locais do centro da cidade, quando o pai de Reinaldinho, o atual deputado estadual Reinaldo Braga, liderou ações de socorro às vítimas, mobilizando toda a região de Irecê.
Na época não havia o cais, que hoje protege a cidade de maiores riscos. Reinaldinho prevê impactos, este ano, semelhantes à enchente de 2007.
Após a visita, às comunidades, o prefeito publicou o seguinte relato:
“Hoje, visitei várias ilhas. Vi de perto a situação da enchente do rio São Francisco. O rio hoje subiu 9cm na Barra e 5cm em Xique-Xique. Determinei várias providências:
1. Amanhã equipes da secretaria da ação social irão visitar mais de 10 ilhas. Farão um cadastro social e levarão fracos de hipoclorito de sódio para a população tratar a água que beber.
2. Já compramos 1.000 lonas plásticas. E amanhã mesmo começaremos a entregar nas ilhas.
3. Já autorizamos compra de medicamentos para febre, gripe e doenças que normalmente surgem em enchentes e inundações.
4. Autorizamos a compra de filtros de água.
5. Já testamos a grande bomba que esvazia artificialmente a lagoa da ponta da ilha. Será ligada a partir de amanhã, sempre de madrugada.
6. Já estamos preparando material comprobatório para encaminhar a defesa civil estadual e federal para que possamos receber mais lonas e cestas básicas para entrega a população ribeirinha.
7. Hoje já realizamos de barca a remoção de famílias que optaram por vir para a sede do município.
8. Determinamos que a comunicação da prefeitura crie no site da pmxx um local visível para divulgação de todos os gastos do município com questões relacionadas as enchentes.
A partir de agora, todos os dias, vamos as ilhas e vamos dar assistência à população ribeirinha.
Hoje, a previsão eh que tenhamos uma enchente semelhante à de 2007.
Forte abraço!
Vamos cuidar do povo!”