– Prefeito Reinaldo Filho (Reinaldinho) visitou ilhas e outras comunidades ribeirinhas, para adoção de medidas preventivas, considerando a cheia do São Francisco, com possibilidade de enchente a qualquer momento –
DA REDAÇAO I Cultura&Realidade
Nesta quinta-feira, 13, o prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Teixeira Braga Filho (MDB), acompanhado de membros da Defesa Civil e Assistência Social do município, visitou diversas comunidades ribeirinhas que estão enfrentando os riscos de enchente. São residências e micro empreendimentos rurais de subsistência, em sua maioria, instalados à margem do rio, que poderão ser submersos. Em muitas localidades as águas já se encontram nos quintais das casas.
Na época não havia o cais, que hoje protege a cidade de maiores riscos. Reinaldinho prevê impactos, este ano, semelhantes à enchente de 2007.
Após a visita, às comunidades, o prefeito publicou o seguinte relato:
“Hoje, visitei várias ilhas. Vi de perto a situação da enchente do rio São Francisco. O rio hoje subiu 9cm na Barra e 5cm em Xique-Xique. Determinei várias providências:
1. Amanhã equipes da secretaria da ação social irão visitar mais de 10 ilhas. Farão um cadastro social e levarão fracos de hipoclorito de sódio para a população tratar a água que beber.
2. Já compramos 1.000 lonas plásticas. E amanhã mesmo começaremos a entregar nas ilhas.
3. Já autorizamos compra de medicamentos para febre, gripe e doenças que normalmente surgem em enchentes e inundações.
4. Autorizamos a compra de filtros de água.
5. Já testamos a grande bomba que esvazia artificialmente a lagoa da ponta da ilha. Será ligada a partir de amanhã, sempre de madrugada.
6. Já estamos preparando material comprobatório para encaminhar a defesa civil estadual e federal para que possamos receber mais lonas e cestas básicas para entrega a população ribeirinha.
7. Hoje já realizamos de barca a remoção de famílias que optaram por vir para a sede do município.
8. Determinamos que a comunicação da prefeitura crie no site da pmxx um local visível para divulgação de todos os gastos do município com questões relacionadas as enchentes.
A partir de agora, todos os dias, vamos as ilhas e vamos dar assistência à população ribeirinha.
Hoje, a previsão eh que tenhamos uma enchente semelhante à de 2007.
Forte abraço!
Vamos cuidar do povo!”