– O deputado Ricardo Rodrigues (PSD) promoveu concorrida agenda no último final de semana na região e defendeu moção de congratulações na ALBA, em homenagem aos 99 anos da cidade de Irecê –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
REUNIÃO EM IBIPEBA – O deputado Ricardo Rodrigues teve um final de semana bastante movimentado na região de Irecê. Em Ibipeba, ele foi recebido pelo prefeito Rhallber Amorim, na Associação Comunitária, no povoado quilombola Tanque Novo do Bafava, ao lado dos ex-prefeitos Noquinho e Demóstenes, vereadores e secretários. Na oportunidade, o deputado ouviu das lideranças as diversas demandas da localidade. “Ir onde o povo estar, ouvir, entender e resolver suas demandas fazem parte do nosso papel”, disse o deputado, após ouvir a comunidade.
ANIVERSÁRIO DE IRECÊ – Em Irecê, no sábado, 2, o deputado participou de uma corrida de rua, a “Quixabeira Run”, como parte da programação dos 99 anos de emancipação política e administrativa de Irecê. Na oportunidade o deputado fez a entrega de uma VAN para reforçar os serviços do TFD – Tratamento Fora do Domicílio e prestigiou o prefeito Murilo Franca, ao dar ordens de serviços para diversas obras, envolvendo quase R$ 20 milhões em investimentos e a inauguração do contador digital, instalado ao lado do memorial “Cidade do São João”, que marcou o início dos preparativos para o centenário da cidade.
MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES – Na Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Rodrigues homenageou a cidade de Irecê, ao apresentar uma moção de congratulações com o povo de Irecê, sua terra natal. Conforme destaca o parlamentar, o município de Irecê possui população estimada em 78.425 habitantes, conforme projeção feita em 2024 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No documento, Ricardo Rodrigues rememora a história de formação de Irecê, que foi criado após ser desmembrado de Morro do Chapéu em 2 de agosto de 1926. “Desde então, o município tem trilhado uma trajetória marcada por progresso, inovação e protagonismo regional”, frisou.
O legislador relatou que a cidade se desenvolveu a partir do povoado que antigamente era chamado de Caraíbas. A comunidade rural despertou a atenção no século XIX por sua localização estratégica e pelas terras férteis que atraíram agricultores e comerciantes de diversas regiões do Nordeste. “Com o crescimento populacional e econômico, o povoado foi elevado à condição de vila, sendo posteriormente emancipado com o nome de Irecê, palavra de origem indígena que significa ‘água que corre por entre as pedras’”, explicou o deputado.
Assim, ao longo do século XX, Irecê se consolidou como referência na agricultura. Nos anos 1970 e 1980, a cidade ganhou notoriedade nacional ao ser reconhecida como a “Capital Mundial do Feijão” por causa da produtividade no cultivo do grão. “Esse marco histórico impulsionou o desenvolvimento do agronegócio, atraindo investimentos, modernizando práticas agrícolas e fortalecendo a economia regional. Atualmente, o município se destaca como um dos mais importantes polos comerciais, logísticos, educacionais e de saúde da Bahia.”, contextualizou o parlamentar.
Além da força na economia, o deputado afirmou que Irecê se destaca pelas expressões culturais e religiosas. “A tradicional Festa de São Domingos, padroeiro da cidade, os festejos juninos e eventos como a Expoagri demonstram a força da identidade cultural do povo ireceense, que sabe preservar suas raízes sem abrir mão da modernidade”, relatou.
LAÇOS
Ainda em sua moção, o deputado Ricardo Rodrigues destacou o seu vínculo com a cidade de Irecê, onde seu pai, Osvalter Vilela, conhecido como Valtinho, foi vereador e vice-prefeito. “Como filho desta terra, meu coração transborda de orgulho. Representar Irecê é uma honra que carrego com gratidão e responsabilidade. Cada passo dado por este município é reflexo da força de seu povo, de sua história de lutas e conquistas, e da esperança que se renova a cada novo ciclo”, externou.
Por fim, Ricardo Rodrigues reiterou seu compromisso de seguir trabalhando por sua terra natal.
GALERIA



